Cotidiano

EUA registram primeira morte por zika na parte continental do país

zika.jpgRIO – Uma pessoa residente no estado americano de Utah, que tinha sido infectada pelo zika, morreu. Segundo autoridades locais, esta é a primeira morte vinculada a esse vírus na parte continental dos Estados Unidos. Zika – 16/06

O departamento de Saúde do condado de Salt Lake (oeste) disse que a vítima, uma pessoa idosa com uma saúde deficiente, morreu no final de junho após viajar para um país onde o vírus da zika está ativo.

“Embora o exame neste indivíduo tenha dado positivo para o vírus da zika, a causa exata da morte ainda não foi determinada, e talvez não seja possível determinar como a infecção pelo zika (…) contribuiu para essa morte”, disse em um comunicado o departamento de Saúde, que não revelou a identidade do paciente.

Em abril, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) revelaram que um septuagenário com zika morreu devido a complicações relacionadas com a infecção na ilha caribenha de Porto Rico, território que pertence aos Estados Unidos.

NO BRASIL, MEDIDAS PARA TRANQUILIZAR

Em vídeo, Temer ?tranquiliza? turistas e atletas sobre Olimpíada do RioO presidente em exercício, Michel Temer, disse nesta sexta-feira, em mensagem de vídeo, que o governo vai garantir a segurança e a saúde dos turistas e atletas que vão participar da Olimpíada do Rio.

? Não há e não deve haver nenhuma preocupação com nenhuma espécie de doença tropical, seja a zika ou o que seja porque esse combate já foi feito aqui no Brasil e nós estamos, devo registrar, num período de inverno, em que qualquer mosquito transmissor opera com menor intensidade. Não temos a menor preocupação então em relação a isso, tendo em vista, portando, o tema segurança e o tema saúde.

Na gravação veiculada no site oficial da Presidência da República, Temer diz que a mensagem é para ?tranquilizar a todos?. Ele afirmou que o governo federal tem realizado seguidas reuniões para garantir a segurança dos jogos.

? Eu quero, com esta minha palava, tranquilizar a todos. Dizer que, aqui, no governo federal, em conjunto com o governo estadual e o governo municipal, temos feito seguidas reuniões para garantir a segurança de todos aqueles que vierem para o nosso país e para o município do Rio de Janeiro.

Temer também destacou a ?confraternização? em um momento histórico no país.

LEIA MAIS:

Eduardo Paes afirma que segurança não será problema na Olimpíada

Beltrame: informação sobre plano de resgate no hospital chegou incompleta

Imprensa internacional repercute resgate de traficante no Souza Aguiar

Memória: outros resgates de traficantes que já aconteceram no Rio

Uma pessoa morre após invasão de traficantes no Souza Aguiar

Bandidos invadem escola e assaltam professores e alunos na Zona Norte

Polícia identifica dois integrantes de grupo que resgatou traficante em hospital de Niterói

Criança e PM morrem em tentativa de invasão do fórum de Bangu

Médica é morta a tiros no acesso à Linha Vermelha

Atleta de tiro é baleada na cabeça após fugir de falsa blitz na Zona Norte

Beltrame: Rio vai receber menos policiais para os Jogos Olímpicos

Justiça determina internação de acusado de participar da morte de jovem em Del Castilho

Sétimo acusado de envolvimento na morte de jovem na Linha Amarela é detido

Dez crimes que chocaram o Rio de Janeiro

Acervo O GLOBO: O assassinato de jovens do Borel, na Tijuca, e a impunidade