Cotidiano

EUA reforçam segurança para evitar ciberataques nas eleições

WASHINGTON ? A poucos dias das eleições presidenciais, os EUA reforçam seu aparato de segurança para o dia em que milhões de pessoas comparecerão às urnas em todo o país. Mas, talvez ao contrário do que seria de se esperar, o maior foco de defesa são os ciberataques, e não eventuais episódios de violência nas ruas. Em uma corrida presidencial marcada por vazamentos de todos os lados, a ameaça de hackers vira uma grande preocupação para as autoridades.

Para responder à possibilidade de ciberataques, todos os estados americanos ? com exceção de dois ? aceitaram ajuda do governo federal para sondar eventuais vulnerabilidades do sistema eleitoral. O FBI lançou em agosto um alerta para alguns estados, após detectar brechas na base de dados dos registros de eleitores em Arizona e Illinois.

Especialistas, no entanto, dizem que as chances de um ciberataque afetar o resultado das eleições são remotas. Uma das explicações é simples: as máquinas que contabilizam os votos não são conectadas à internet.

Na quinta-feira, autoridades da Inteligência dos EUA disseram à “NBC” que não existe um alerta específico para um ataque no dia da votação, que acontecerá em 8 de novembro. Mas contaram que continuam preocupados com a possibilidade de hackers russos ou de outro país tentarem influenciar o processo ? provavelmente espalhando informações incorretas ou manipulando redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Enquanto isso, grupos armados de todo o país já prometeram, em quantidades sem precedents, monitorar os sites sobre a votação para detectar sinais de fraude eleitoral.

Em pelo menos cinco estados (Ohio, Pensilvânia, Arizona, Wisconsin e Flórida), autoridades entrevistadas pela agência Reuters disseram que não haveria reforço das equipes de segurança nas ruas em comparação a 2012. Na segunda-feira, democratas acusaram a campanha de Trump de incentivar intimidação entre eleitores, depois que episódios de tensão foram registrados em lguns locais de votação.