Cotidiano

EUA protestam contra insinuações de que teriam apoiado tentativa de golpe na Turquia

WASHINGTON ? O porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, destacou o compromisso dos Estados Unidos com a estabilidade política na Turquia, mas alertou para o perigo de ?insinuações que poderiam danificar as relações entre os países?

? Quaisquer insinuações públicas ou acusações de que Washington tenha participação na fracassada tentativa de golpe são absolutamente falsas e podem prejudicar nossas relações bilaterais ? afirmou Kirby, em resposta a uma declaração do primeiro-ministro turco, Binali Yildirim.

Na tarde deste sábado, Yildirim afirmou ? ao comentar a fracassada tentativa de golpe de Estado no país ? que qualquer país que defendesse o clérigo muçulmano Fethullah Gülen, acusado pelo governo de ser o responsável pela ofensiva de sexta-feira, ?estaria em guerra com a Turquia?.

Gülen vive nos Estados Unidos desde 1999, e é acusado pelo governo de montar uma ?estrutura paralela? envolvendo setores do Judiciário, Forças Armadas, sistema de educação e veículos de comunicação, dedicada a derrubar o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan.

O clérigo nega as acusações, e levantou em entrevista à imprensa britânica, a possibilidade de que Erdogan tenha orquestrado um falso golpe para se fortalecer no poder e inetnsificar a perseguição a seus opositores.