Cotidiano

EUA põem fim às restrições de transgêneros no serviço militar

WASHINGTON ? O secretário de Defesa americano, Ashton B. Carter, derrubou nesta quinta-feira uma das últimas barreiras do serviço militar ao revogar uma proibição imposta pelo Pentágono. Agora, transgêneros também podem servir as Forças Armadas.

Sob o comando de Carter, no último ano as mulheres puderam ocupar todos os postos de combate e o primeiro-secretário do Exército abertamente gay foi nomeado.

No ano passado Carter começou a examinar a situação dos transgêneros e já havia milhares deles no serviço militar que escondiam sua condição.

O fim da proibição dos transgêneros tem enfrentado resistência de alguns nos mais altos escalões das Forças Armadas, que manifestaram preocupações sobre o que eles consideram um experimento social que poderia prejudicar a eficácia dos militares em combate. Vários estudos, no entanto, mostram o contrário.

Um estudo da Rand Corporation, encomendado por Carter, descobriu que dos aproximadamente 1,3 milhão de militares da ativa, cerca de 2.450 foram transgênero, e que a cada ano cerca de 65 membros do serviço procuraria fazer uma transição de gênero.