Saúde

EUA pausa vacina J&J contra covid-19 após registrar casos de coágulos sanguíneos raros

Todos os seis casos envolveram mulheres com idades entre 18 e 48 anos

EUA pausa vacina J&J contra covid-19 após registrar casos de coágulos sanguíneos raros

As agências de saúde federais dos EUA (Estados Unidos da América) recomendaram nesta terça-feira (13) a pausa no uso da vacina covid-19 da Johnson & Johnson, depois que seis mulheres com menos de 50 anos desenvolveram coágulos sanguíneos raros após receberem a injeção, dando um novo revés aos esforços para combater a pandemia.

A mudança ocorre uma semana depois que os reguladores europeus disseram ter encontrado uma possível ligação entre a vacina covid-19 da AstraZeneca e um problema raro de coagulação do sangue que levou a um pequeno número de mortes.

A vacina de dose única da Johnson & Johnson (J&J) – a maioria das injeções covid-19 são administradas em duas doses – e a vacina de baixo custo da AstraZeneca são vistas como ferramentas vitais na luta contra uma pandemia que já ceifou mais de três milhões de vidas.

A maior parte da vacina J&J disponível foi usada nos Estados Unidos devido a problemas de produção que limitaram o fornecimento da empresa. Em 12 de abril, mais de 6,8 milhões de doses da vacina J&J foram administradas nos Estados Unidos, em comparação com mais de 180 milhões de injeções combinadas das injeções Moderna e Pfizer / BioNTech.

Um comitê consultivo para os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) se reunirá nesta quarta-feira (14) para revisar os casos, e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA revisará a análise, disseram as agências em um comunicado conjunto.

Todos os seis casos envolveram mulheres com idades entre 18 e 48 anos, e os sintomas ocorreram de seis a 13 dias após a vacinação.

Nestes casos, um tipo de coágulo sanguíneo denominado trombose do seio venoso cerebral (CVST) foi observado em combinação com níveis baixos de plaquetas sanguíneas (trombocitopenia).

O CDC e o FDA disseram que os eventos adversos pareciam ser extremamente raros.

“Eu acho que este é um problema de risco muito baixo, mesmo que causalmente relacionado à vacina: 6 casos com cerca de 7 milhões de doses (menor do que o risco de coágulos com anticoncepcionais orais) não é algo para entrar em pânico,” Dr. Amesh Adalja, um especialista em doenças infecciosas do Centro Johns Hopkins para Segurança de Saúde em Baltimore, disse em um e-mail.
“As pessoas estão me perguntando se deveriam cancelar suas nomeações para a vacina contra a J&J e eu disse a eles que não o fizessem, mas sei que muitos o farão e isso impedirá o progresso no controle da pandemia.

A J&J disse que está trabalhando em estreita colaboração com os reguladores e observou que nenhuma relação causal clara foi estabelecida entre os casos e a vacina covid-19 feita por sua unidade Janssen.

Uma mulher morreu e uma segunda em Nebraska foi hospitalizada em estado crítico, informou o New York Times, citando autoridades. ( nyti.ms/3g70oLK )

“A recomendação do FDA de pausar a administração da vacina Johnson and Johnson por excesso de cautela faz sentido em termos da natureza do efeito colateral incomum e sério não visto com as outras vacinas”, disse o Dr. Robert Klugman da UMass Memorial Medical Center em Massachusetts em um e-mail.

“Embora a incidência seja muito baixa, a gravidade e o potencial de danos cerebrais e outras lesões relacionadas ao coágulo sanguíneo são de grande preocupação”.

As ações da J&J caíram 3% antes do sino de abertura.

A medida dos EUA ocorre menos de uma semana depois que o regulador de drogas da Europa disse que estava revisando coágulos sanguíneos raros em quatro pessoas nos Estados Unidos que receberam a injeção da J&J.

As vacinas J&J e AstraZeneca usam um vetor de adenovírus – um vírus inofensivo do resfriado que instrui as células humanas a produzir uma proteína encontrada na superfície do coronavírus, estimulando assim o sistema imunológico a preparar um arsenal contra o vírus causador da covid-19.

Entre os principais desenvolvedores globais de vacinas covid-19, o CanSino Biological da China e o Instituto Gamaleya da Rússia com sua vacina Sputnik V também contam com essa abordagem. As vacinas Pfizer / BioNtech e Moderna usam tecnologia de mRNA.

O lançamento da vacina da J&J foi retardado por problemas nas fábricas.

A empresa forneceu aos Estados Unidos pelo menos 20 milhões de doses, mas está atrasada nas entregas. Problemas em uma fábrica de Baltimore, Maryland, administrada por uma empreiteira externa Emergent BioSolutions, forçaram as empresas a destruir um lote de substância de vacina.

A planta – que deveria ser uma das principais fábricas da J&J nos Estados Unidos – ainda não foi aprovada pelos reguladores dos EUA para fornecer doses de vacinas, e os embarques da J&J para os estados devem cair drasticamente na próxima semana.

A J&J só começou a entregar sua vacina covid-19 aos países da União Europeia nesta semana. Ela se comprometeu a entregar 55 milhões de doses ao bloco até o final de junho e outras 120 milhões no terceiro trimestre.

A J&J vem vacinando na África do Sul para estudar os efeitos sobre os profissionais de saúde e vacinou pouco menos de 300 mil pessoas lá até segunda-feira, segundo dados do departamento de saúde do país. A J&J recentemente fechou um acordo com a União Africana para até 400 milhões de doses.

O regulador de medicamentos da Europa continua a recomendar o uso da vacina covid-19 da AstraZeneca, dizendo que os benefícios superam os riscos. Vários países da UE, no entanto, limitaram seu uso a determinados grupos de idade.

A Austrália não tem planos atuais de adicionar a vacina contra o coronavírus da J&J à sua campanha de imunização, disseram as autoridades na terça-feira, à medida que se afasta da aquisição de vacinas em revisão para possíveis ligações com coágulos de sangue.

Reportagem: Reuters