Cotidiano

EUA oferecem apoia a Colômbia por novo acordo

Colombia Peace ReferendumWASHINGTON ? John Kirby, porta-voz do departamento de Estado dos EUA, afirmou nesta segunda-feira que os colombianos terão ?de tomar decisões difíceis? nos próximos dias e reforçou o apoio do governo americano ao país. Os EUA foram um dos principais apoiadores do acordo de paz entre o governo da Colômbia e as Farc, rejeitado pela população colombiana em referendo realizado no domingo.

?A Colômbia pode contar com o apoio contínuo dos Estados Unidos, uma vez que continua a buscar a paz democrática e a prosperidade para todos os colombianos. Apoiamos a proposta do presidente (Juan Manuel) Santos para a unidade de esforços em apoio a um diálogo amplo como o próximo passo para alcançar uma paz justa e duradoura?, afirmou Kirby, em nota.

O comunicado ainda afirma que o presidente Santos, o líder das Farc, Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko, e o líder da oposição e ex-presidente Álvaro Uribe ?reafirmaram seus compromissos de alcançar a paz, e trabalhar em conjunto de forma inclusiva para fazê-lo?.

?Colombianos manifestaram seu compromisso de resolver suas diferenças através de instituições e do diálogo em vez da violência”, conclui a nota.

A rejeição ao acordo de paz está sendo considerada um duro golpe ao governo de Santos, colocando em dúvida o processo para superar mais de meio século de conflito armado.