Cotidiano

EUA: No câncer infantil, o cerebral lidera as causas de morte

NOVA YORK (AP) – O câncer cerebral é hoje a principal causa de morte por câncer infantil nos Estados Unidos, na frente da leucemia. O quadro é resultado de uma melhora nos tratamentos para a leucemia, enquanto os avanços para o câncer do cérebro foram frustrantes.

Os especialistas em estatística do governo dos Estados Unidos informaram sobre a mudança nesta sexta-feira, após fazerem uma revisão nos dados sobre mortes dos últimos 15 anos.

? Acredito que a maioria das pessoas, quando pensa no câncer infantil, pensa na leucemia ? afirmou Sally Curtin, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

O câncer é a quarta causa de morte entre as crianças americanas, o que representa, aproximadamente, uma a cada dez mortes infantis em 2014. Perto de um quarto destas mortes por câncer (534) foram decorrentes do câncer cerebral. No mesmo ano, foram 445 mortes por leucemia.

As lesões acidentais seguem sendo a principal causa de morte em menores de 19 anos, seguidas se suicídio e assassinato.

Entretanto, existem mais novos casos de leucemia que de câncer cerebral a cada ano, mas eles não representam mais o maior número de mortes. Atribui-se a isso os avanços no tratamento da leucemia nas últimas décadas e ao fato de que a leucemia é mais fácil de combater do que o câncer de cérebro, segundo os especialistas.

? Alguns tipos de leucemia que uma geração atrás eram quase sempre letais são agora quase universalmente tratáveis ? diz Curtin, um especialista que trabalhou no levantamento.

Por outro lado, a mortalidade por câncer de cérebro nas crianças se manteve mais ou menos no mesmo nível durante pelo menos 15 anos, segundo o órgão americano.

Segundo a associação American Cancer Society, as tendências são similares para os adultos.

A leucemia é um tipo de câncer que afeta o sangre. Isto torna mais fácil para os médicos o seu combate e o apelo a tratamentos como quimioterapia.

Em contrapartida, o cérebro é protegido por uma barreira que ajuda a manter muitos produtos químicos perigosos ? entre eles muitos medicamentos contra o câncer ? distantes do tecido e dos tumores cerebrais. A cirurgia é muito difícil e em alguns casos impossível, dependendo da localização do tumor. O tratamento mediante a radiação pode afetar o desenvolvimento do cérebro de uma criança.