Cotidiano

EUA ?não vão tolerar? soldados que vazem segredos em livros e filmes, diz general

160330-F-HA938-597K.JPG

WASHINGTON ? O general do Exército Raymond ?Tony? Thomas, chefe do Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos, raramente dá detalhes sobre as tropas sob seu comando. Ocupações no Iraque, missões de resgate no Afeganistão, operações especiais na Síria, Somália e Iêmen são descritas de maneira vaga, sem sequer serem conhecidas. Mas quando questionado sobre a propensão de parte da sua tropa a escrever livros, aparecer em filmes e opinar na produção de videogames, Thomas é prolixo ? e nervoso.

? Esse fenômeno é uma maldição para mim. É contra tudo que qualquer um de nós que já entrou para operações especiais conhece como o jeito certo de fazer as coisas ? disse Thomas em uma conferência do Instituto de Estudos da Guerra, em Washington, na quarta-feira ? Fico perplexo com como as pessoas não se atêm ao protocolo. Nós não vamos tolerar isso.

As considerações de Thomas são feitas pouco depois do acordo de U$ 6,6 milhões firmado em agosto entre o SEAL da Marinha Matt Bissonnette e o governo americano. Bissonnette, que escreveu o best-seller ?Não há dia fácil?, terá que ceder todos o lucro e royalties do livro por violar um acordo de confidencialidade com o Pentágono, que não autorizou o lançamento. A narrativa de Bissonnette fala sobre o seu papel na equipe que matou o líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, em 2011.

Thomas parecia se referir a Bissonnette durante suas observações, ressaltando que estão ?no processo de recuperar cerca de U$ 8 milhões em lucros de livros de um dos funcionários que abriu a boca?.

Enquanto a maior parte da imprensa foca em uma parte relativamente pequena das Operações Especiais ? os SEALs ?, Thomas diz que o problema da publicidade indesejada está espalhada em vários componentes do seu comando.

? Reforçando, não é algo exclusivo das forças especiais. Nós estamos nos prejudicando com o lançamento sem razão desses filmes, livros ou seja lá o que for.

Desde a operação Lança de Netuno, que matou Bin Laden em 2 de maio de 2011, uma variedade de livros e filmes ? muitos deles, escritos por antigos membros da equipe que executou a missão ? inundaram o mercado. Provocado pela audácia das empreitadas, o apetite voraz do público se satisfaz com filmes como ?A hora mais escura? e ?Ato de valor?, ambos filmados com a benção e o apoio do Pentágono.

A gama de livros escrita por tropas especiais é formidável, incluindo títulos como ?Damn Few: Making the Modern SEAL Warrior? e ?Seal Team Six: a incrível história de um atirador de elite e da unidade de Operações Especiais que matou Osama bin Laden?. Para além dos livros e filmes, sete SEALs do Team 6 da Marinha foram punidos em 2012 por ajudarem na produção do videogame ?Medal of Honor: Warfighter?.