Cotidiano

EUA não estão no Iraque para tomar seu petróleo, diz chefe do Pentágono

United States Islamic State-G9A34GEA5.1.jpg

BAGDÁ – Numa visita surpresa ao Iraque, o secretário de Defesa americano, Jim Mattis, garantiu que os Estados Unidos não se apoderarão das reservas de petróleo do país, tentando apaziguar temores provocados pelas polêmicas declarações do presidente Donald Trump. iraque

Trump disse durante a campanha e também depois de ter sido eleito que os Estados Unidos, cujas tropas ocuparam o Iraque durante oito anos, deveriam ter se apropriado do petróleo iraquiano para financiar a guerra e privar o grupo extremista Estado Islâmico desta fonte vital de renda.

Mattis, um general da Marinha reformado que participou da invasão do Iraque, aparentemente rejeitou esta ideia.

? Nos Estados Unidos, pagamos normalmente pelo gás e petróleo, e estou certo de que vamos continuar fazendo isso no futuro […] Não estamos no Iraque para nos apoderarmos do petróleo ? disse ao chegar a Bagdá, em sua primeira visita ao país como chefe do Pentágono.

Em declarações na sede da CIA no mês passado, Trump disse que os Estados Unidos “deveriam ter tomado o petróleo” depois de terem retirado a maior parte das tropas do Iraque sob o mandato de Barack Obama.

? Talvez tenhamos outra oportunidade ? acrescentou Trump.