Cotidiano

EUA investigam morte de adolescente negro de 13 anos pela polícia

tyre.jpg

COLUMBUS, EUA ? Autoridades americanas investigam a morte de um adolescente de 13 anos que foi atingido por disparos da polícia em Columbus, no estado de Ohio. Um agente baleou Tyree King depois que ele tirou da cintura uma pistola de chumbinho que, segundo a polícia, parecia uma arma de verdade. O incidente faz lembrar de outros casos semelhantes de violência policial contra negros, que elevam as tensões raciais no país.

O policial respondia a um chamado por roubo a mão armada quando disparou contra o adolescente. As provas sobre o caso serão apresentadas a um júri, que deverá determinar se as ações do agente se justificavam ou não.

O prefeito de Columbus, Andrew Ginther, expressou seu pesar pelo episódio e pediu que a comunidade local se una. Mas também questionou porque um estudante da oitava série tinha em mãos uma réplica de uma arma policial.

? Tem algo de errado neste país, que está trazendo esta epidemia às ruas da nossa cidade ? disse o prefeito. ? Um menino de 13 anos morreu na cidade de Columbus pela nossa obsessão com armas e violência.

O local da morte de Tyree foi tomado por uma vigília de dezenas de pessoas, incluindo seus companheiros da equipe de futebol em que jogava. Alguns levaram cartazes pedindo justiça para o menino, enquanto velas no chão escreviam ?RIP Tyree King?.

O agente disparou foi identificado como Bryan Mason, com nove anos de experiência na corporação. Registros policiais mostram que, em 2012, ele matou a tiros um homem que apontava uma pistola contra uma terceira pessoas.

A família do menino pediu que a investigação garanta a justiça e a verdade, além de uma investigação independente. A polícia e as autoridades locais prometeram uma investigação completa sobre o caso.