Cotidiano

EUA estimam que coalizão já matou 50 mil jihadistas do Estado Islâmico

Mideast Syria Inside the Caliphate Honeymoon in Raqqa-G6N27FAD2.1.jpgWASHINGTON – Ao menos 50 mil combatentes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) foram mortos pela coalizão liderada pelos Estados Unidos desde o início de suas operações na Síria e no Iraque no fim de 2014, informou nesta quinta-feira um alto funcionário americano.

? Não faço contas mórbidas, mas um número desta envergadura importa por seu impacto no inimigo ? disse o funcionário, acrescentando que a cifra de 50 mil é uma estimativa conservadora.

Em videoconferência a partir de Bagdá, um porta-voz militar da coalizão declarou que “centenas de combatentes (do EI) já morreram” nos confrontos na região de Mossul, no Iraque. O oficial lamentou que o EI envie “jovens combatentes, alguns adolescentes”, para o campo de batalha.

Segundo o porta-voz, os veículos utilizados pelo EI em Mossul já não são tão sofisticados, com os jihadistas empregando “carros comuns” no lugar de blindados, que eram mais difíceis de deter.

? Seus recursos estão se esgotando, mas a situação segue sendo extremamente perigosa.

O oficial destacou que a coalizão faz a “campanha de ataques mais impecável já realizada” devido ao número relativamente reduzido de vítimas civis.

A coalizão já realizou cerca de 16.600 ataques na Síria e no Iraque desde agosto de 2014, e admite ter matado 173 civis.

Mas segundo a organização Airwars – composta por jornalistas e investigadores que trabalham com fontes locais – o número de civis mortos nas operações da coalizão é de 1.915.