Cotidiano

EUA estão prontos para trabalhar com o governo Temer, diz Biden

WASHINGTON ? O vice-presidente americano, Joe Biden, afirmou nesta quarta-feira, durante palestra de abertura da 20ª Conferência do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), em Washington, que os Estados Unidos estão prontos para trabalhar com o governo de Michel Temer. Ele afirmou que o povo brasileiro tem enfrentado um momento econômico e político difícil, mas que o povo vai ?seguindo sua Constituição?.

? Não sou ingênuo em relação à complexidade dos desafios, que vão permanecer. Enquanto nos encontramos aqui hoje, estamos vendo grandes mudanças políticas acontecendo na região. No Brasil, o povo, segue a sua Constituição para navegar em um momento econômico e político difícil, obedecendo aos procedimentos estabelecidos para tratar da transição de poder ? afirmou ele, que concluiu: ? Os Estados Unidos vão continuar a trabalhar de perto com o presidente Temer, enquanto o Brasil enfrenta esta pressão, pois o Brasil é e continuará a ser um dos parceiros mais próximos dos Estados Unidos na região, porque a parceria entre democracias não é baseada na relação entre líderes, é baseada em uma forte relação entre os dois povos ? afirmou.

Biden também aproveitou o momento para elogiar as mudanças na Argentina, que agora permitem novas parcerias entre os dois países, e a retomada das relações com Cuba, além de afirmar que o novo acordo de paz entre a Colômbia e as Farcs é um marco para a região. Ele afirmou que está otimista com o futuro da América Latina, mas defendeu um forte combate à corrupção na região:

? A corrupção é um câncer que carcome a política, que destroça qualquer sociedade e promove a desigualdade ao desviar milhões de dólares que poderiam ser destinados a infraestrutura e escolas, o que melhoraria a qualidade de vida da sociedade ? afirmou Biden, que completou: ? A corrupção piora os direitos humanos, aumenta a delinquência, e todos estes problemas afeta a todos nós.

Ele afirmou ainda que nenhuma democracia pode ser sustentável sem ter crescimento econômico, e que o crescimento econômico não ocorre sem um estado de direito, onde há respeito às regras claras. O vice-presidente voltou a reforçar esta nova parceria dos Estados Unidos com a região, que segundo ele é baseada em ?respeito mútuo? e não mais no ?que podemos fazer por vocês?, mas sim ?o que podemos fazer juntos?: