Cotidiano

EUA e potências vão armas governo líbio contra Estado Islâmico

2016 909777567-201605161019170406_AFP.jpg_20160516.jpgVIENNA ? Os Estados Unidos e outras potências mundiais estão prontas para armar o governo líbio no combate ao Estado Islâmico (EI) e outros grupos extremistas, informou a agência AP nesta segunda-feira, enquanto chanceleres de vários países reúnem-se em Viena para discutir o caos no país.

A reunião acontece em um momento crucial, depois que o EI ampliou sua influência ao oeste da cidade de Sirte, que o grupo extremista já controlava desde junho de 2015. Também coincide com a tentativa do governo de unidade nacional, surgido das negociações mediadas pela ONU, de estabelecer sua autoridade.

O encontro, presidido pelo chefe da diplomacia italiana, Paolo Gentiloni, e pelo secretário de Estado americano, John Kerry, reúne os principais personagens regionais e internacionais com o objetivo de apoiar ?o processo de estabilização? na Líbia, afirmou o ministro italiano em uma visita recente à Tunísia.

Na semana passada, o EI assumiu o controle da localidade de Abu Grein, que fica a 100 km de Sirte, após um cerco às tropas do governo. Esta é a primeira vez que os extremistas conseguem controlar um setor ao oeste de Sirte, seu reduto, onde dominam várias localidades ao leste.

As lutas políticas, o vazio de poder e o caos facilitaram a instalação desde 2014 do EI na Líbia, o que representa uma ameaça direta para os países vizinhos e para a Europa.