Cotidiano

EUA e México: Presidentes tuiteiros travam guerra política virtual

64404337_FILE - In this June 1 2016 file photo Republican presidential candidate Donald Trump wears.jpg

RIO ? Protagonistas de uma batalha política que chama a atenção do mundo todo, os presidentes dos EUA, Donald Trump, e do México, Enrique Peña Nieto, estão entre os políticos mais populares do Twitter. E a rede social acabou virando uma plataforma de discussão entre os dois países vizinhos, enquanto Trump avança com a sua polêmica promessa de construir um muro na fronteira. Na quinta-feira, os dois presidentes trocaram farpas publicamente pelo Twitter, deixando de lado as negociações formais da diplomacia tradicional.

Quem começou foi o presidente americano, que tem 22,4 milhões no Twitter. Trump fez duas postagens dizendo que, se não estivesse disposto a pagar pelo muro, o governo mexicano deveria cancelar a reunião marcada entre os dois países para a próxima terça-feira em Washington.

Trump faz declaração sobre o muro

Depois, foi a vez de Peña Nieto, presidente do México, responder em seu perfil do site. Disse aos seus 6,14 milhões de seguidores que o seu governo não se deslocaria para a reunião. Mas manteve o espaço aberto para um acordo que benefíciasse ambas as nações.

Discussões políticas são comuns nas redes sociais, mas ainda são raras as protagonizadas por líderes e chefes de Estado. Trump é um dos mais importantes adeptos do Twitter, por onde fez declarações muito polêmicas, se dirigiu à mídia e levantou projetos durante toda sua campanha presidencial.

Apesar da popularidade dos presidentes eles não são os mais seguidos na plataforma. O posto é do ex-presidente Barack Obama, que conta com mais de 80 milhões de seguidores em seu perfil.