Esportes

EUA e Cuba farão amistoso pela primeira vez desde 1947

Copa America Centenario United States Soccer-GHU2PAM2M.1.jpg

A reaproximação histórica entre Estados Unidos e Cuba, iniciada em dezembro de 2014, ganhará um marco esportivo importante no próximo dia 7 de outubro: os dois países acertaram a realização de um amistoso, em Havana, no bojo da recuperação das relações rompidas por décadas. Americanos e cubanos não disputavam um amistoso no futebol desde 1947, 12 anos antes da revolução liderada por Fidel Castro implementar o regime socialista na ilha.

Será a segunda vez que a seleção americana de futebol jogará uma partida na capital cubana. A única vez foi em 6 de setembro de 2008, com vitória dos EUA por 1 a 0, em jogo válido pelas eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2010.

Depois de os dois governos acertarem os termos da gradual reaproximação a partir do fim de 2014, no ano passado foram reabertas as embaixadas americana e cubana em cada país.

– É uma oportunidade única, estamos felizes por levar nosso time a Cuba. Estamos sempre buscando experiências diferentes, e esta é uma delas – disse o alemão Jurgen Klinsmann, técnico da seleção americana, em declaração divulgada pela federação de futebol dos EUA.

amistoso USA