Cotidiano

EUA devem abrir mercado para a carne bovina in natura brasileira

BRASÍLIA – Acompanhado de uma delegação empresarial formada por representantes do setor produtivo de carne e frigoríficos, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, está em missão nos Estados Unidos para fechar a liberação do ingresso de carne bovina in natura brasileira no mercado americano. Segundo comunicado divulgado nesta terça-feira pelo ministério, a viagem deve resultar na assinatura de um acordo sanitário que vem sendo negociado nos últimos anos.

O acordo entre os dois países deverá ser assinado na quinta-feira, durante a reunião do Comitê Consultivo Agrícola Brasil-Estados Unidos, em Washington. No mesmo dia, os empresários brasileiros da delegação se encontram com representantes do Meat Importers Council of the America (Conselho de Importadores de Carne da América), uma associação de classe americana.

Em 2015, uma missão técnica veterinária americana esteve no Brasil para fazer uma inspeção em frigoríficos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No início deste mês, foi a vez de fiscais agropecuários brasileiros visitarem frigoríficos no Texas, Iowa, Nebraska e Califórnia.