Cotidiano

EUA cometeram crimes de guerra no Afeganistão, diz corte internacional

20161114-190541.jpg

HAIA, HOLANDA – Em relatório divulgado nesta segunda-feira, o Tribunal Penal Internacional (TPI) apontou os EUA como culpados por crimes de guerra no Afeganistão, invadido por forças americanas após o atentado do 11/9, em 2001. De acordo com o relatório, os crimes ocorreram tanto no Afeganistão quanto em “instalações de detenção secretas” mantidas pela CIA.

O TPI considerou os EUA culpados por violarem acordos sobre tortura e subsequente tratamento destinado a pessoas torturadas. Os crimes, segundo o relatório, aconteceram principalmente entre 2003 e 2004, durante a presidência de George W. Bush, mas seguiram acontecendo em alguns casos até 2014, na gestão de Barack Obama.

O relatório do TPI também considerou o governo afegão culpado por crimes de guerra, além de apontar o Talibã como responsável por crimes de guerra e contra a humanidade.

De acordo com o TPI, desde 2009 houve 1.600 mortes de civis no Afeganistão, muitas delas causadas por ações sistemáticas de forças militares internacionais. O tribunal afirma, no entanto, que não foi possível determinar intenção de Exércitos internacionais em atacar civis afegãos.

Os EUA invadiram o Afeganistão em outubro de 2001, um mês após os ataques terroristas que atingiram o World Trade Center, em Nova York. A invasão americana foi apoiada oficialmente pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 2003. O então presidente George W. Bush exigia que o Talibã entregasse às autoridades americanas o terrorista Osama Bin Laden, apontado como responsável pelos ataques em 11/9.

Bin Laden seria morto por tropas americanas no Paquistão, em 2011. O governo americano, após pressões da comunidade internacional, deu início à retirada de suas forças militares do Afeganistão em 2014.