Cotidiano

EUA banem sabonetes antibacterianos por ineficácia e riscos à saúde

201609021220233093_AP.jpg

RIO ? Os sabonetes antibacterianos estarão, em breve, fora das prateleiras de mercados e farmácias americanos. Em determinação divulgada na última sexta-feira, a FDA (órgão responsável pelo controle de alimentos e medicamentos nos EUA) baniu a comercialização dessas mercadorias, alegando que as fabricantes não conseguiram comprovar a segurança para uso diário, nem que eles são mais eficazes que os sabões comuns na prevenção de doenças. De acordo com estimativas, a medida deve afetar cerca de 2.100 produtos.

LINKS FDA

? Os consumidores podem pensar que os sabonetes antibacterianos são mais efetivos para evitar os germes, mas não existe evidência científica de que sejam melhores que água e sabão comum ? disse Janet Woodcok, diretora da divisão de drogas da FDA.

A decisão se aplica a produtos que contenham um ou mais dentre 19 ingredientes, incluindo o triclosan e o triclocarban, agentes bacterianos amplamente utilizados pela indústria. De acordo com a agência Reuters, a Johnson & Johnson, a Proctor & Gamble e a Colgate-Palmolive já anunciaram planos para remover o triclosan de seus produtos.

Em coletiva de imprensa, Theresa Michele, da divisão de medicamentos sem prescrição da FDA, afirmou que o uso desses 19 ingredientes pode reforçar a resistência de bactérias, tornando o combate a doenças mais difícil, além do potencial de afetar a função hormonal do organismo. Em 2013, a agência pediu às fabricantes dados científicos que justificassem o uso dessas substâncias, o que não foi cumprido.

? As fabricantes não demonstraram que eles são seguros no uso diário de longo prazo, nem que são mais eficazes que o sabão comum e água na prevenção e contenção de certas infecções ? disse Theresa, destacando que lavar as mãos com sabonete e água é a forma mais eficaz de evitar doenças provocadas por germes.

As fabricantes terão prazo de um ano para retirarem os produtos do mercado ou alterarem sua formulação. Sabões para uso hospitalar não foram afetados pela medida. A FDA manteve a permissão para três ingredientes ? cloreto de benzalcônio, cloreto de benzetônio e cloroxilenol ? usados em sabonetes antibacterianos, que serão revistos daqui a um ano.