Cotidiano

EUA: Ataques aéreos mataram 75% dos combatentes do Estado Islâmico

download (1).jpg

WASHINGTON ? Pelo menos 75% de todos os combatentes do Estado Islâmico (EI) já morreram em ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA, segundo autoridades americanas. Agora, restam apenas entre 12 mil e 15 mil jihadistas prontos para combates nas fileiras do grupo extremista, de acordo com Washington. A declaração veio após dois anos de campanha militar e alguns dias depois de uma autoridade americana ter dito que a coalizão matou 50 mil combatentes desde 2014.

? O número de combatentes prontos para combates em Iraque e Síria é agora no nível mais baixo já registrado ? disse o enviado dos EUA para a coalizão de combate ao EI, Brett McGurk, prevendo que o número de combatentes deverá continuar a diminuir, uma vez que o grupo extremista não conseguirá repor suas fileiras.

A campanha aérea da coalizão já conduziu, desde 2014, 17 mil ataques contra alvos do Estado Islâmico. A grande maioria dos bombardeios foi realizada por aviões americanos, e apenas 4,5 mil foram lançados por outros membros do grupo.

Enquanto o presidente dos EUA, Barack Obama, se prepara para entregar a missão de combate ao Estado Islâmico ao seu futuro sucessor, Donald Trump, esperam-se gnhos adicionais contra os jihadistas em Mossul, no Iraque. McGurk, no entanto se recusou a fornecer um cronograma para a conclusão da ofensiva no simbólico reduto jihadista.