Cotidiano

EUA anunciam sanções a Kim Jong-Un por violações de direitos humanos

201607061301597315_RTS.jpg WASHINGTON ? Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira a aplicação de sanções contra Kim Jong-un e outros dez funcionários do seu governo na Coreia do Norte por violações de direitos humanos. Pela primeira vez, o líder norte-coreano foi incluído na lista negra do Departamento do Tesouro americano.Com isso, seus eventuais ativos nos Estados Unidos deverão ser congelados. A declaração veio após o Departamento de Estado ter divulgado denúncias sobre atrocidades cometidas pelas forças de segurança norte-coreanas. coreiadonorte0607

Segundo um funcionário do governo americano, o recente relatório aponta Kim Jong-un como o principal responsável pela maioria dos abusos, que incluem ações contra presos políticos no país. Esta é a primeira vez que o líder é alvo de sanções americanas ? uma decisão que já foi aplicada anteriormente a outros líderes, como o ditador líbio Muammar Kadhafi.

? Kim Jong-un, da Coreia do Norte, segue causando crueldade intolerável e penúria a milhões de pessoas do seu próprio povo, incluindo execuções extrajudiciais, trabalhos forçados e tortura disse Adam Szubin, subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira.

Dentre os funcionários sancionados, estão o ministro de Segurança, Chie Pu Il, seu conselheiro Ri Song Chol e o diretor do Ministério de Segurança do Estado, Kang Song Nam. As sanções significam que seus eventuais ativos nos EUA serão congelados e os americanos serão proibidos de empreender negócios com eles.

Cinco entidades, incluindo o ministério encarregado da censura na Coreia do Norte, foram também integrados à lista negra americana. O país já é alvo de sanções internacionais ? e, sobretudo, dos EUA ? por seu programa nuclear e o desenvolvimento de mísseis balísticos.

Segundo um alto funcionário americano, que falou em condiçãoi de anonimato, disse que a divulgação dos nomes de governantes norte-coreanos sancionados ajudará a romper o silêncio em que os abusos são cometidos no país.