Cotidiano

EUA anunciam recall de quase 170 toneladas de salsicha hot dog e empanadas

WASHINGTON — Mais de 170 toneladas de salsicha de cachorro-quente e salsicha empanada fabricadas pela Bar-S Foods no início deste mês estão sendo alvo de um recall devido de o produto estar sob risco de contaminação por listeria. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a empresa, com sede em Alstus, em Oklahoma, está recolhendo cinco produtos, feitos com carne de aves e de porco, que poderiam ser potencialmente contaminados com listeria. O órgão americano informou que a Bar-S ainda não recebeu os resultados dos testes, mas está recolhendo os itens devido a recorrentes problemas de contaminação por listeria na empresa.

Foram afetados pelo recall os seguintes produtos, fabricados entre os dias 10 e 13 deste mês: empanados e salsichas de hot dog feitas com carne de frango e porco, empanados clássicos Bar-S e empanados Signature Pick 5. Os produtos da Bar-S são vendidos em todos os 50 estados e no distrito de Columbia, de acordo com o site da empresa. Entre as lojas que vendem os produtos da marca estão: Wal-Mart, Sam’s Club, Kroger, IGA, Safeway, Fred Meyer, Piggly Wiggly, Lowe’s, Food Lion, Ingles e muitas outras.

A Listeria é uma intoxicação alimentar que afeta principalmente os idosos, mulheres grávidas recém-nascidos e adultos com sistema imunológico debilitado. Infecções durante a gravidez pode levar a aborto, morte fetal, parto prematuro ou infecção com risco de vida do recém-nascido. Em outras pessoas, os sintomas podem incluir dor de cabeça, rigidez do pescoço, confusão, perda de equilíbrio e convulsões, além de febre e dores musculares.

O governo disse que ainda não há relatos de doença associados aos produtos.