Cotidiano

EUA anunciam recall de 500 mil patinetes elétricos por risco de incêndio

FILES-US-LIFESTYLE-TRANSPORT-TECHNOLOGYNOVA YORK ? Mais de meio milhão de hoverboards, um tipo de patinete elétrico, passarão por um recall nos Estados Unidos, após terem sido registrados dezenas de incidentes nos quais os veículos pessoais de duas rodas pegaram fogo. agência americana de proteção ao consumidor ? The Consumer Product Safety Commission (CPSC) ? disse que as baterias de lítio-íon em patinetes, cuja popularidade aumentou no país no ano passado, podem superaquecer, com risco do produto pegar fogo ou até mesmo explodir.

De acordo com a CPSC, foram registrados pelo menos 99 incidentes deste tipo, alguns deles envolvendo queimaduras e danos materiais.

“Os consumidores devem parar imediatamente de usar esses produtos e entrar em contato com a empresa para retornar seu patinete e obter um reembolso total (…) ou a substituição gratuita, dependendo do modelo”, disse a agência em um comunicado.

O recall abrange patinetes elétricos de dez fabricantes ? principalmente a Swagway, que produz um dos modelos mais vendidos ?, comprados entre junho de 2015 e maio de 2016. Os patinetes elétricos, que custam entre US$ 350 e US$ 900 e se movem a uma velocidade de até 20 km/h.