Cotidiano

EUA alertam para risco de ataques terroristas durante verão europeu

WASHINGTON ? O Departamento de Estado americano alertou os cidadãos do país nesta terça sobre os riscos de ataques terroristas na Europa durante o verão, e destacou que os alvos podem incluir zonas turísticas, restaurantes, centros comerciais, transportes e eventos como a Eurocopa, disputrada na França.

?A enorme quantidade de turistas que visistam a Europa nos meses de verão representam um aumento no número de possíveis alvos de terroristas que planejam ataques em locais públicos, especialmente em grandes eventos?, afirma o comunicado.

O alerta destaca que a França sediará a Eurocopa de futebol entre 10 de junho e 10 de julho, e que o governo francês estendeu até 26 de julho o estado de emergência decretado no país após os ataques que deixaram 130 mortos em Paris, em novembro, para reforçar a segurança durante o Tour de France, prova ciclística que será disputada entre 2 e 24 de julho.

Outro evento destacado como um possível alvo é a Jornada Mundial da Juventude, realizada pela Igreja Católica, que deve reunir mais de 2, 5 milhões de visitantes em Cracóvia, na Polônia, entre 26 e 31 de julho, destacando que a infraestrutura local pode não suportar tamanha quantidade de turistas.

?A Polônia vai impor controles em todas as suas fronteiras entre 4 de julho e 2 de agosto, e os visitantes durante esse período serão obrigados a apresentar seus passaportes e se submeter a controles de segurança mais rígidos em todo o país?, acrescentou o Departamento de Estado.

?As autoridades europeias continuam adotando medidas para garantir a segurança pública e frear planos terroristas. Seguimos em contato com nossos aliados e continuaremoia a compartilhar informações com eles para identificar as ameaças terroristas?.