Cotidiano

Etiópia declara estado de emergência após onda de protestos violentos

201610090955020482_AFP.jpg

ADIS ABEBA, Etiópia ? O governo da Etiópia declarou um estado de emergência com efeito imediato para os próximos seis meses. O país assistiu na última semana uma escalada de violência contra o governo que deixou mortes e danos em todo o país, sobretudo na instável região de Oromia. O primeiro-ministro, Hailemariam Desalegn, disse que a medida é necessária para restaurar a ordem.

“O Conselho de Ministros declarou o estado de emergência para gerir os elementos contrários à paz que se aliaram com forças estrangeiras e põem em perigo a paz e a segurança do país”, indicou a agência de notícias estatal, citando o premier.

Importantes cidades e povoados de toda a região de Oromia sofreram violentos protestos generalizados nos últimos dias. No domingo passado, pelo menos 55 pessoas morreram em confrontos com a polícia durante manifestações. Agentes lançaram tiros e gás lacrimogênio para dispersar uma multidão contra o governo.

Com isso, o número de pessoas mortas em protestos chegou a 450 desde 2015 na Etiópia, segundo grupos de direitos humanos e a oposição. O governo enfrenta críticas dentro e fora do país por causa da sua abordagem autoritarista.