Esportes

Etiene Medeiros, esperança da natação do Brasil, é pega no antidoping

A natação brasileira sofreu um duro golpe. Etiene Medeiros, que tem obtido resultados importantes nas últimas competições, testou positivo em exame antidoping e agora corre o risco de ficar fora da Olimpíada do Rio. Já até foi feita uma contraprova, que apresentou resultado idêntico. Não foi divulgada qual a substância proibida apareceu e também não se sabe quando foi realizado o teste. O staff da atleta atribuiu o resultado ao uso de um remédio contra asma. Etiene não comentou o caso, mas já contratou advogado para fazer sua defesa. As informações são do site Globoesporte.com.

Segundo a assessoria de imprensa da nadadora pernambucana, de 25 anos, ela está “tranquila e determinada a esclarecer o assunto e provar sua inocência. Enquanto isso, ela respeitará todos os limites impostos pelas autoridades esportivas”. O técnico Fernando Vanzella afirmou que tanto a nadadora quanto a comissão técnica não comentarão o episódio até o fim do processo.

Etiene começou a mostrar resultados expressivos em 2014, quando conquistou o ouro no Mundial de Piscina Curta do Qatar nos 50m costas, com tempo de 25s67. Naquela competição ganhou também o ouro no revezamento 4x50m medley e o bronze no revezamento 4x50m livre. No ano seguinte ela foi a primeira nadadora do Brasil a subir no lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos. Venceu os 100m costas em Toronto com recordes da competição e sul-americano: 59s61.

Também em 2015, no Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, ganhou a prata nos 50m costas, ao nadar em 27s26. Com isso ela se tornou a primeira mulher do Brasil a conquistar medalha em mundial de piscina longa.

Na Olimpíada do Rio Etiene se preparou para disputar três provas: 100m costas, 50m e 100m livre.