Cotidiano

Ética pode ajudar empresas a obter lucro, diz Leandro Karnal

Foz – A ética deve ser uma prática comum às pessoas e principalmente às empresas, disse o historiador Leandro Karnal durante palestra magna no 1º Congresso Empresarial Paranaense, em Foz do Iguaçu, quarta à noite. Segundo ele, com a operação Lava Jato o empresário se deu conta de que é parte importante da realidade brasileira e pode influenciá-la positivamente.

“A partir do momento em que a Lava Jato investiga não apenas a corrupção passiva, que é a do político, mas a ativa, que é a situação em que um homem, em geral o empresário, propõe o dinheiro ilícito, precisamos mais do que nunca discutir não a ética do governo. Devemos também falar sobre a nossa ética, como integrantes da sociedade”, disse Karnal.

Para o historiador, o momento é de incluir a ética na planilha e transformá-la em uma prática de lucro. “O empresário precisa pensar o lucro justo, pelo trabalho e esforço, e tornar a ética mais do que um discurso moral ou filosófico, mas uma condição da sua prática empresarial”, afirmou ele. O Congresso ocorreu quarta e ontem. Hoje será o dia da 26ª edição da Convenção da Faciap, fechando a programação em Foz.