Cotidiano

Estuprador em ?Justiça?, ator conta que até a mãe tem aflição ao ver suas cenas

estuprador-oswaldo.jpg Em ?Justiça?, o personagem de Pedro Wagner ainda não tem sequer nome. Apesar das atrocidades que comete, ele é simplesmente um enigmático pintor. A crueldade que fez com Débora (Luisa Arraes), no entanto, está marcada na memória da jovem, assim como na lembrança do público, que acompanha a série e o aponta nas ruas.

? Fui a um mercado e um homem disse bem alto: ?Você é aquele estuprador (pausa)… Que está na novela?. As pessoas começaram a olhar, procurando saber quem era e, algumas, concordando. Eu ri e enfatizei, sem graça, que era o ator da série. Não foram agressivos. Seria o mesmo se eu fosse um porteiro. Agora, imagina se falam essa frase solta e tem um policial passando na hora ? analisa o ator, de 34 anos, que interpreta o asqueroso abusador de mulheres Oswaldo.

Em sua estreia na TV após 15 anos de carreira no teatro com o grupo Magiluth, o pernambucano de voz mansa e bom humor, natural de Garanhuns, diz flertar pouco com o reconhecimento das ruas, já que continua a se dedicar com intensidade aos palcos. Em casa, no entanto, o peso das palavras das mulheres de sua família é grande.

? Minha mãe tem aflição em me ver nas cenas. Ela nunca me viu fazendo algo tão violento e desagradável. Para as mulheres da minha casa, é chocante ver a história. Mas, passada a barreira, assumem a consciência e a importância do texto. É uma situação que precisa ser altamente combatida ? defende Wagner, que acrescenta: ? Para mim também é difícil me ver na tela dessa maneira grotesca, mas a proposta é essa.

Apesar de o passado de Oswaldo ainda ser um mistério, no presente o que se sabe além dos estupros que pratica é que ele é o irmão rejeitado de Firmino (Julio Andrade). Em relação ao futuro, um novo ataque a Débora acontece.

? A personagem da Luisa está num momento de empoderamento muito bom. Tem gente que vai dizer que a história é um horror, mas isso leva à discussão. A gente tem uma cultura equivocada de culpar a vítima no caso de estupro ? critica o ator.