Cotidiano

Estudo promete novo remédio para dor que não leva ao vício

2013_653435752-2013100943672.jpg_20131009.jpg

RIO ? O aumento do número de mortes por overdose de remédios contra a dor e do número de dependentes desse tipo de medicamento nos Estados Unidos tem alarmado as autoridades do país. Porém, um novo estudo pode ter criado do zero uma droga que promete aliviar a dor de forma tão efetiva quanto a morfina, mas sem compartilhar dos mesmos efeitos colaterais, como o vício.

A descoberta feita por uma equipe de pesquisadores liderados pela Universidade de Stanford analisou a estrutura recém decifrada dos receptores da morfina no cérebro para customizar a nova droga. O composto, chamado de PZM21, foi testado em camundongos e teve sucesso ao bloquear a sensação de dor sem causar as potenciais reações adversas que vem preocupando a comunidade científica.

“A morfina transformou a medicina. Existem vários procedimentos que podemos fazer hoje em dia porque sabemos como controlar a dor do paciente durante a recuperação. Mas, obviamente, a morfina também é perigosa. Pesquisadores vem procurando um substituto mais seguro para remédios derivados de opióides há décadas”, disse Brian Shoichet, da Universidade da Califórnia, um dos coautores do novo estudo.

Durante os testes, a nova droga não interferiu na respiração dos camundongos, a principal causa de morte por overdose de remédios para dor e de drogas como heroína, e também não causou constipação, outro efeito colateral comum ao uso desse tipo de medicamento. O PZM21 parece evitar ainda a liberação de dopamina no cérebro, responsável pelo vício que os derivados de opióide podem despertar, não causando esse tipo de comportamentos nos camundongos.

De acordo com Shoichet, a maioria das descobertas de novos medicamentos começa a partir da análise da estrutura de uma droga já existente, como a morfina, para tentar retirar a parte do composto que causa efeitos colaterais, mantendo ao mesmo tempo sua função primária. Segundo ele, o novo estudo adotou uma abordagem mais radical.

“Nós não queríamos só otimizar a parte química já existente. Queríamos criar uma nova química que poderia viabilizar descobertas biológicas completamente novas. Com formas tradicionais de pesquisa, você fica preso numa pequena ‘caixa química’, mas quando você começa a estudar a estrutura do receptor que você quer atingir, pode jogar fora todas essas limitações”, explicou o pesquisador.

Ainda segundo Soichet, são necessários mais estudos para estabelecer se o novo composto realmente não leva ao vício e para confirmar se ele é seguro e efetivo para consumo humano e dos roedores. Porém, se as descobertas forem confirmadas, elas podem transformar a atual luta contra o vício em remédios contra a dor sob receita.