Cotidiano

Estudo mostra que música e sexo estimulam a mesma parte do cérebro

iggypop.jpgLONDRES ? Sexo, drogas e rock’n’roll têm sido a preocupação de gerações de jovens desde a década de 1960. Muito antes, Shakespeare já dizia: “Se a música é o alimento do amor, não parem de tocar”. Agora, cientistas descobriram uma das razões para as duas coisas funcionarem tão bem juntas. Links sexo

O mesmo sistema químico do cérebro que produz sensações de prazer como um resultado de relações sexuais, do uso de drogas recreativas e de se alimentar de comidas gostosas também estimula a pessoa quando ela ouve suas músicas favoritas.

Para testar a teoria, os pesquisadores acharam uma maneira de bloquear temporariamente as substâncias opiáceas naturais produzidas quando estamos nos divertindo.

Então, tocaram músicas para dezessete indivíduos que participavam do teste para saber o efeito. Dr. Daniel Levitin, um neurocientista na Universidade de McGill, no Canadá ? e também um músico e produtor ?, disse: “As impressões que os participantes compartilharam conosco após o experimento foi fascinante. Um deles disse: ‘Eu sei que essa é a minha música favorita, mas a sensação não é a mesma de antes’. Outro admitiu: ‘Isso soa bonito, mas não está me dando sensação alguma'”.

Levitin afirma que esta é a primeira vez que se chega a uma conclusão de que opióides no cerébro são “diretamente envolvidos no prazer musical”.

Os pesquisadores disseram que a habilidade da música em afetar nossas emoções de maneira tão intensa sugere que os seres humanos evoluíram um longo período até gostar disso.

Em artigo publicado no jornal “Scientific Reports”, os pesquisadores afirmaram ainda que suas descobertas “se somam ao crescente corpo de evidências para os substratos biológicos evolutivos da música”.

Por falar nisso, vale lembrar que outro estudo recente provou que ouvir música durante os exercícios físicos ajudam as pessoas a pegarem mais pesado no treino, por liberar substâncias que as fazem se sentirem menos cansadas.