Cotidiano

Estudo mostra avanços no diagnóstico das hepatites virais no Paraná

O estudo leva em conta o perfil dos casos registrados entre 2007 e 2013

Curitiba – No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado nesta terça-feira (28), a Secretaria Estadual da Saúde lançou o primeiro boletim epidemiológico sobre a situação da doença no Paraná. O estudo leva em conta o perfil dos casos registrados entre 2007 e 2013 e aponta uma melhoria na taxa de detecção de novas ocorrências, sobretudo em relação às hepatites B e C.

De acordo com o secretário estadual da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, o aumento no número de casos notificados não significa que a doença esteja avançando no Estado.

“O que acontece é que ampliamos a oferta de testes rápidos, melhorando o acesso ao diagnóstico precoce. Hoje, todos os municípios do Paraná têm profissionais capacitados para fazer o exame, que é simples, rápido e confiável”, destacou.

O boletim epidemiológico foi lançado durante a abertura do Seminário Estadual de Combate às Hepatites Virais, em Curitiba. O evento reuniu gestores e profissionais de saúde de todo o Estado para tratar sobre as novas alternativas disponíveis para o diagnóstico e tratamento da doença.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Eliane Chomatas, o documento é um importante instrumento para subsidiar as ações das equipes das redes pública e privada.

“Agora, anualmente, todos terão acesso a informações úteis sobre o comportamento da doença em cada região. Isso possibilitará que os serviços de saúde fiquem mais atentos aos casos suspeitos vindos de regiões com um número considerável de casos”, afirmou.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)