Saúde

Estudo identifica coronavírus em placa bacteriana

Em cerca de 20% das amostras foi verificado o vírus

Estudo identifica coronavírus em placa bacteriana

Porto Alegre – Uma pesquisa realizada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre por profissionais da residência em Periodontia encontrou coronavírus no biofilme dental – a placa bacteriana – dos pacientes que tiveram covid-19. Em cerca de 20% das amostras foi verificado o vírus.

O biofilme é uma película formada nos dentes por bactérias, microrganismos e restos de alimentos. Estudos também encontraram a presença de fungos e vírus nessa camada. A pesquisa realizada no Rio Grande do Sul provou que o Sars-CoV 2 pode se alocar e permanecer no biofilme dos pacientes.

Para o dentista e especialista em Saúde Coletiva na Neodent João Piscininio, a pesquisa mostra um fato já defendido pelos odontologistas: a importância da saúde bucal, até na prevenção da covid-19. “A boa higiene bucal poderia inclusive evitar a entrada do vírus no organismo por meio do contágio oral. Nem sempre quando a gente entra em contato com o vírus adquirimos a doença, e esse vírus pode ficar retido no biofilme”, garantiu o especialista.

O estudo coletou biofilme de 70 pacientes que estavam com covid-19, e a presença do vírus foi detectada em 13 amostras. Os pacientes nos quais foi encontrado vírus no biofilme foram os mesmo que tiveram maior carga viral nas amostras de oro e nasofaringe.No estudo ainda não é possível afirmar se o vírus sobrevive no biofilme e se ele pode se deslocar pelo sistema respiratório ou corrente sanguínea.

Apesar de a pesquisa não avaliar a possibilidade de reinfecção e as consequências da presença do vírus no biofilme, o dentista diz que existe essa possibilidade. “Estudos já comprovam a reinfecção da covid-19. Até mesmo pessoas que estão vacinadas podem transmitir o vírus para outras não imunizadas. Então, se o vírus está presente no biofilme do paciente, ele poderá ser transmitido”, destacou o dentista.