Cotidiano

Estudo apura o uso da energia solar no campo

Convênio assinado nesta semana, em Medianeira, prevê a instalação de painéis fotovoltaicos em três propriedades-piloto, na região

 
 
 

 

Medianeira – Três propriedades rurais da região Oeste vão participar de um estudo inédito para analisar a viabilidade técnica e econômica da produção de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos. A expectativa é que os resultados sirvam de base para a elaboração de políticas públicas de incentivo à nova tecnologia no meio rural. O convênio foi assinado na manhã de quarta-feira, em Medianeira, e reúne Itaipu Binacional, Programa Oeste em Desenvolvimento, Sistema Ocepar – a Organização das Cooperativas do Paraná -, Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Fundação Parque Tecnológico Itaipu.

As propriedades rurais que receberão os módulos fotovoltaicos serão escolhidas pelas cooperativas Lar, C.Vale e Copacol, que também assinam o convênio. Cada uma das três propriedades-piloto receberão uma cobertura de 180 m² de módulos fotovoltaicos, o correspondente a uma produção de 20 kW ou 2 MWh ao mês. A pesquisa será feita por quatro doutores do Centro de Energia Solar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que tem 20 anos de pesquisa em energia solar e a experiência de ter fabricado os próprios painéis fotovoltaicos.

O projeto tem previsão de conclusão em três anos. Sua coordenação ficará a cargo do superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida. De acordo com o coordenador do Centro Brasileiro para o Desenvolvimento da Energia Fotovoltaica, Adriano Moehlecke, da PUC-RS, a pesquisa pretende medir o real custo da instalação dos módulos fotovoltaicos nas propriedades rurais, além de aferir a eficiência de cada painel e qual é a vida útil dos modelos, entre outras dúvidas.

“Estamos fazendo hoje o que a Alemanha fez na década de 90”, resume Moehlecke. Segundo ele, o projeto prevê a implantação do sistema de energia solar conectado à rede de distribuição de energia elétrica, além do monitoramento e do estudo de produtividade dos módulos.

“Não temos uma padronização do sistema fotovoltaico no meio rural, por isso é necessário um projeto tão longo”, explicou Adriano. Com os resultados, será elaborado um estudo de caso real, com análise de viabilidade econômica e o manual de recomendações técnicas. Essas informações devem fomentar políticas públicas e um mercado ainda incipiente de energia solar.

Redução de custos ao setor produtivo

Cafefândia – Na busca pela sustentabilidade, o presidente da Copacol Valter Pitol, assinou convênio com a Itaipu ao desenvolvimento de um projeto inovador de implantação de unidades de geração de energia elétrica, a partir dos sistemas fotovoltaicos, que converte a radiação solar em eletricidade, produzindo energia por meio de células solares.

Pitol destacou a importância desse projeto-piloto de aproveitar a luz do sol para gerar energia com o objetivo de diminuir custos de produção e pensando também em uma melhor qualidade para o meio ambiente. “Vamos começar agora os testes com esta alternativa de energia renovável e esperamos, que os resultados sejam satisfatórios para podermos repassá-la futuramente aos nossos associados”, afirma o presidente da Copacol.

 O projeto-piloto será implantado em aviário teste da integração da Copacol, que terá acompanhamento de uma equipe técnica. Também será realizado em outras propriedades rurais de diferentes regiões do Oeste do Paraná, com associados das cooperativas Lar e C.Vale.