Educação

Estude em casa e consiga boa nota no Enem 2019

Confira mais dicas de como aproveitar ao máximo seus estudos

Estude em casa e consiga boa nota no Enem 2019

As inscrições para o Enem 2019 terminam nesta sexta-feira (17) e a prova deste ano deve contar com a participação de mais de 5 milhões de estudantes. Para quase todos eles, o exame é uma oportunidade para garantir a tão sonhada vaga em um curso universitário e, quem sabe, até uma bolsa.

O Enem foi criado como uma forma de avaliar a qualidade do ensino médio no país, mas hoje a nota final é usada como processo seletivo para vagas nas universidades públicas e também como critério para seleção de bolsas de estudo em instituições privadas.

Mas se a grana está curta e não dá para pagar um cursinho para se preparar melhor, saiba que é possível tirar uma boa nota na avaliação mesmo só estudando em casa.

Alunos que tiraram nota máxima no Enem recomendam uma rotina organizada como fórmula mágica para alcançar o sucesso na prova.

Um programa de estudos bem feito permite aos candidatos aperfeiçoarem os conhecimentos sem a necessidade de um cursinho preparatório, apenas seguindo uma rotina bem estabelecida.

De acordo com as recomendações desses estudantes, tirar nota alta no Enem é possível ao seguir as cinco dicas a seguir.

Plano de estudos – Crie uma tabela com as matérias que precisam ser estudadas, os dias em que haverá revisão e também os momentos de descanso. Existem várias versões gratuitas que podem servir de apoio, passe o leitor de QR Code do seu celular e confira uma sugestão.

https://beduka.com/blog/dicas/enem-dicas/plano-de-estudos-gratuito/

 

Assista a filmes históricos – Diversos acontecimentos da história e também biografias ajudam a entender os contextos e permitem aprender de uma forma diferente.

Por exemplo, o filme A lista de Schindler ajuda a entender o Holocausto e Interestelar permite compreender muitas das leis da física.

Dê atenção à matemática – Mesmo que você não tenha facilidade com os números, dedique tempo para compreender gráficos, tabelas e estatísticas. Elas costumam representar mais de 20% das questões de matemática do Enem. Encontre canais no Youtube com professores que explicam como tornar frações e porcentagens conteúdos fáceis.

Faça simulados – O candidato tem um tempo médio de três minutos para responder cada questão do Enem. O erro mais comum é dedicar tempo aos assuntos mais complexos e ignorar os fáceis. Não sei se você sabe, mas a avaliação do Enem mede o conhecimento avaliando cada questão com peso diferente. Aquelas mais simples valem menos do que as que as pessoas encontraram mais dificuldade. Por isso, errar questões consideradas fáceis pela organização do Enem pode diminuir as suas chances de ter uma boa nova na prova.

Existem diversas aplicações online que permitem simular a prova do Enem com o mesmo número de questões e tempo do exame. Faça esse tipo de teste uma vez por mês para medir a sua evolução sobre os diversos temas.

Estude com redações nota 1.000 – Atingir a perfeição no Enem é possível, mas bem difícil. Na última edição, apenas 55 estudantes conseguiram a nota máxima na redação. Leia bastante, acompanhe as novidades sobre tecnologia, comportamento humano e relações humanas. Além disso, entenda bem as ideias dos diversos filósofos, já que a citação de alguma referência para embasar a fundamentação da redação no Enem é exigência básica.

A principal recomendação dos estudantes é para treinar bastante para conseguir elaborar um texto coeso e dentro daquilo que é avaliado no Enem, sem fugir do tema. “Ano passado eu aprendi a fazer redação. A gente fazia umas quatro redações por semana, foram muitas durante o ano”, disse João Victor, nota 1.000 na redação do Enem 2018, em entrevista ao G1.

Inscrições para Sisu começam em 4 de junho

As inscrições para a segunda edição de 2019 do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) serão abertas no dia 4 de junho e ficam disponíveis até o dia 7. A inscrição é feita pela internet e não é preciso pagar taxa. O edital com as regras foi publicado na edição dia 15 de maio do Diário Oficial da União.

Pelo Sisu, os estudantes usam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. Poderá se inscrever quem fez a prova do Enem de 2018 e não zerou a nota da redação.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência. O candidato pode alterar as opções de cursos, assim como cancelar. A classificação no Sisu será feita com base na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.

Os candidatos terão acesso à nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

O Sisu terá uma única chamada, com resultado divulgado em 10 de junho de 2019 no portal, e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.

A matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual o candidato foi selecionado na chamada regular deve ser feita nos dias 12 a 17 de junho de 2019.

Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse na página do Sisu, no período de 11 a 17 de junho de 2019. É possível manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual o candidato optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.