Educação

Estudantes visitam o Parque de Vila Rica do Espírito Santo

Expedição arqueológica reuniu alunos da graduação e pós-graduação em História, com o intuito de conhecer vestígios da antiga cidade espanhola

Reconhecida pelo ensino de qualidade, a Universidade Paranaense – Unipar se sobressai por seus diferenciais. Uma das características de estudo envolve as atividades práticas dos cursos, desenvolvidas na própria Universidade e também os projetos de extensão e viagens técnicas. Recentemente, um dos destinos foi o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo.

O local foi visitado pelos acadêmicos do curso de História e da pós-graduação em História, Arqueologia, Educação e Patrimônio Cultural. Localizado no município de Fênix, no centro-oeste paranaense, o Parque abriga diversas espécies de fauna e flora, e leva o nome das ruínas da segunda fundação da cidade colonial de Villa Rica del Espiritu Santo, uma das primeiras colonizadas por espanhóis na América Latina.

O coordenador da graduação, professor Fausto Irschlinger, destaca a que a ideia é, além de proporcionar integração entre o público, investir em conhecimento de um sítio arqueológico a céu aberto em um dos importantes parques estaduais do Paraná, que agrega museu arqueológico, trilhas ecológicas e vestígios da ocupação dos indígenas e jesuítas no Estado.

Com o docente, também acompanhou o grupo a arqueóloga, doutora Cláudia Parellada, responsável pela parte arqueológica do Museu Paranaense. A professora ministrou módulo na pós-graduação e aproveitou o passeio para aprofundar conceitos com os alunos da especialização, como parte do conteúdo da disciplina de Campo em Arqueologia.

A docente conta que “a visita possibilitou a relação com muitos vestígios arqueológicos da cidade colonial espanhola de Villa Rica del Espiritu Santo (1589-1632), trilhas que possibilitaram experiências de contato com o rico patrimônio natural: fauna e flora típicas de floresta estacional semidecidual submontana e aluvial, além do patrimônio arqueológico presente na unidade de conservação, inclusive com a observação de arruamentos e estruturas em taipa de pilão”. No local, a professora também ministrou uma palestra sobre o Paraná Espanhol nos séculos XVI e XVII, no auditório do Parque Estadual de Vila Rica.