Cotidiano

Estudantes têm perfil invadido e cursos alterados em sistema do Sisu

thales.jpg

RIO ? Estudantes de diversos estados denunciam problema de segurança no acesso de candidatos ao sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tiveram suas senhas trocadas, repetidas vezes, na plataforma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A invasão promovida por hackers em um fórum anônimo na internet levou à alteração de cursos escolhidos por eles. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Educação (MEC) não confirmou o ataque, mas diz que está investigando o caso.

Considerada ‘Aluna nota 1.000’ pelo desempenho na redação do Enem, Tereza Gayoso, de 23 anos, teve sua inscrição alterada de medicina para um curso tecnológico de produção de cachaça no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Morador de Ribeirão Preto, Thales Maciel Voltolini, de 21 anos, é outro prejudicado pela ação e já lançou no Facebook a hastag #ResolveMEC estimulando outras vítimas a relatarem seus casos. ?Depois de 4 anos de cursinho para passar na tão sonhada vaga na federal me deparo com isso, é um absurdo!?, escreveu.

No dia 24 de janeiro, ao tentar entrar no sistema, ele constatou que a senha estava errada. E, para recuperá-la, conta que precisou apenas inserir sua data de nascimento, CPF, nome completo da mãe e residência.

?Consegui entrar e coloquei Medicina na UFTM e UFOP, ambas em ampla concorrência. Contudo, no outro dia fui conferir e minha senha estava errada novamente. Troquei mais uma vez e, na hora de ver minha classificação, minhas opções estavam alteradas, eu estava inscrito na UFTM, como eu escolhi; e na UFG como cotista, o que eu não escolhi?, diz o estudante, proveniente de escola particular.

Segundo ele, as alterações continuaram aconcentecendo nos dias seguintes. Agora, o estudante busca o auxílio de um advogado para resolver a questão.

?Eu fui atrás da polícia federal, estava fechada por ser sábado. Fui atrás da polícia civil, não quiseram fazer um boletim de ocorrência pois eles não consideraram como prática de crime. Também liguei no 0800616161 do MEC três vezes, onde eles dizem que não podem alterar nada da inscrição e não conseguem resolver meu problema?. contou.

?Eu nunca pensei que pudessem existir pessoas más no mundo, mas hoje tive a prova. Alguém entrou na minha pagina do Sisu, as 23:58 de ontem e mudou minhas opções pra cursos aleatórios na puta que pariu. Eu desejo de coração que Deus perdoe essa pessoa. Você destruiu minha vida, minha situação acadêmica está perdida!?, escreveu a internauta Manu Carvalho, moradora de Uberaba, em Minas Gerais.

Na convocação feita por usuários anônimos no fórum, o esquema de invação é ensinado de forma detalhada:

?Vamos gerar um pouco de ?lulz? nos vestibulandos? Arranje uma conta CadSUS [banco de dados cadastrados no SUS] ou qualquer site de consulta que delivere o CPF. Entre com a nova senha no site do Sisu. Enjoe de ver o vestibulando maluco por ter seu curso trocado no último dia?.