Cotidiano

Estudantes selecionados no ProUni enfrentam dificuldades para efetivar matrícula no Espírito Santo

RIO ? Em meio à situação de caos e violência no Espírito Santo, estudantes selecionados enfrentam ainda o desafio de conseguir efetivar suas inscrições pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo para apresentar a extensa documentação necessária – e devidamente registrada em cartório – termina nesta segunda-feira. E o cenário, de acordo com os moradores, ainda não mudou: as ruas continuam vazias; não há ônibus circulando; escolas, faculdades, comércios e órgãos públicos permanecem com suas atividades suspensas.

Na Serra, a Faculdade UCL pretende retomar as aulas na próxima semana, caso seja viável. Enquanto isso, a direção optou por retomar apenas o atendimento administrativo para receber os novos bolsistas do ProUni e agilizar o processo. O mutirão vai das 8h30m às 18h, no máximo, devido ao “toque de recolher”, de acordo com a diretora acadêmica Maria Ângela Loyola de Oliveira.

? Estamos providenciando recursos tecnológicos para que eles possam enviar os documentos digitais, pelo computador, pelo whatsapp, por todos os meios. Estamos fazendo um mutirão até segunda-feira, o último dia de prazo, na esperança de que algo positivo aconteça; até buscamos alguns profissionais em casa para trabalhar nisso. Mas o MEC nos respondeu que é impossível estender esse calendário de inscrições ? conta.

ProUni

Até o momento, segundo ela, 30 matrículas foram realizadas com a força-tarefa. No último dia, a coleta de documentos na UCL será até as 14h.

? São muitos documentos pedidos, como imposto de renda, certificado profissional com cópia de todos os integrantes da família, certidão de nascimento de todos os menores e históricos de ensino médio. Até as copiadoras estão fechadas, então, é muito difícil conseguir reunir tudo. O que estamos fazendo aqui atende apenas 5% dos selecionados do ProUni porque a maioria nem tem internet à disposição ? frisa a diretora.

Segundo Maria Angela, a Associação Capixaba de Ensino Superior (ACES) está se mobilizando para pedir providências.

Procurado pela equipe do Globo, o MEC anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “no momento, não há indicação de que esse prazo (de inscrição pelo ProUni) será prorrogado”.