Cotidiano

Estudantes já podem se inscrever no Sisu

INFOCHPDPICT000062540564-512.jpgRIO- O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 131 instituições de ensino superior público do país. Até o dia 27 de janeiro, às 23h59, os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 e não zeraram a redação poderão tentar umas das 238.397 vagas nas universidades do país. A inscrição deve ser feita na internet pelo site www.sisu.mec.gov.br. enem

O número de vagas no primeiro semestre de 2017 é 4,5% maior que no mesmo período do ano passado, quando foram oferecidas 228 mil oportunidades. O resultado da primeira chamada para as universidades sai no dia 30 de janeiro.

Nesta edição, uma mudança nos critérios para definir como será usada a nota do Enem durante a seleção poderá facilitar o ingresso dos estudantes. Antes, para calcular a pontuação dos alunos, as universidades definiam os pesos e notas mínimas em cada prova do Enem. Agora, além disso, se as instituições assim preferirem, poderão definir apenas uma média mínima de todas provas para selecionar os candidatos. Há ainda a opção de utilizar os dois critérios concomitantemente. De acordo com o MEC, a alteração foi uma demanda das próprias universidades, que desejavam ter mais autonomia sobre o processo de cálculo da nota.

Os estudantes podem alterar suas opções de curso enquanto o Sistema estiver aberto, ou seja, até o dia 27 de janeiro, conforme observem alterações na nota de corte das vagas que estão pleiteando. A nota mínima para cada vaga muda ao longo do processo de inscrição com base nas notas dos candidatos que estão tentando a mesma opção.

Na página do Sistema, os estudantes poderão buscar as vagas filtrando por curso, universidade ou município. É necessário informar o número de inscrição no Enem. Para a carreira de Medicina, que costuma ser uma das mais concorridas, há cerca de 4.600 vagas disponíveis em diferentes instituições.

USP AMPLIA PARTICIPAÇÃO

Entre as universidades que disponibilizam vagas para o Sisu, estão instituições como a UFRJ, que foi classificada como a melhor do país pelo Ranking Universitário Folha (RUF), e a USP, uma das mais tradicionais do Brasil.

Neste ano, a USP aumentou consideravelmente sua participação no Sistema, serão 2.338. Entre os postos, 597 serão disponibilizados para ampla concorrência, 1.155 para estudantes que fizeram ensino médio em escola pública, e 586 para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas

A universidade aderiu parcialmente ao Sistema em 2015 e, no ano seguinte, disponibilizou 1.489 vagas para ingresso via Sisu. Na instituição, a oferta de vagas por meio do programa fica a critério de cada unidade de ensino. Atualmente, das 42 unidades, apenas a Escola de Engenharia de São Carlos, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Física não oferecem vagas. A outra via de ingresso na USP é por meio do vestibular da Fuvest, que, neste ano, ofereceu 8.734 vagas.