Cotidiano

Estudantes intensificam os preparativos para o Enem

As provas ocorrem somente nos dias 5 e 6 de novembro

Cascavel – A preparação de alunos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) segue intensificada nos colégios de Cascavel. As provas ocorrem somente nos dias 5 e 6 de novembro, mas para garantir que os estudantes tenham um bom resultado, as aulas abordam, além dos conteúdos programáticos, dicas importantes.

“Estamos trabalhando bastante a compreensão de gráficos, pois percebemos que muitas questões que envolvem esse conteúdo são cobradas no exame”, comenta o professor de matemática, Ivanir Carlos Grings, do Colégio Eleodoro Ébano Pereira.

Apesar dos números estarem relacionados ao conteúdo que o professor tem mais habilidade, ele aborda outros fatores pela disciplina. “É importante que os alunos também saibam interpretar textos, já que as questões são compostas por enunciados mais extensos”, ressalta.

O professor de matemática destaca ainda uma dica fundamental no momento de resolver a prova. “Não perder tempo na questão que se tem dúvida e seguir em frente. Muitos não conseguem resolver tudo a tempo e no fim acabam tendo que optar por chutar uma resposta”, orienta.

Matheus Luiz Fávero, 17 anos, dedica muito mais que o tempo em sala para atingir uma boa nota. “Estudo duas horas por dia em casa e duas vezes na semana faço um curso específico de preparação para o Enem”, afirma o estudante do 3º ano do Ensino Médio.

O colega Roberto Saldanha segue o mesmo exemplo. “Há cinco meses decidi fazer um curso extra. É bastante cansativo, mas todo esse esforço valerá a pena”, diz o aluno de 16 anos que pretende ingressar no curso de Engenharia Civil.

A expectativa do NRE (Núcleo Regional de Educação) é de que 5,1 mil estudantes de Cascavel participem do Enem. Como apoio aos colégios, a Secretaria de Educação do Paraná oferece materiais e videoaulas por meio do portal Dia a Dia da Educação.

Vestibulares

As datas dos vestibulares nas instituições de Cascavel já foram definidas. Estudantes interessados devem ficar atentos ao calendário. O primeiro ocorre na Univel, no dia 16 de outubro no período da tarde.

No Centro Universitário FAG o vestibular será no dia 22 de outubro também durante a tarde. A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) realiza processo seletivo no dia 20 de novembro, domingo, no período da manhã das 8h30 às 11h30 e à tarde das 15h às 19h.

Na Unipar (Universidade Paranaense) as provas serão aplicadas no último domingo de novembro, dia 27, nos períodos da manhã e da tarde.