Cotidiano

Estudantes começam a deixar local de prova em Curitiba

CURITIBA e BELO HORIZONTE ? Herbert Rafael de Lara, de 27 anos, foi o primeiro dos 620 candidatos que fizeram prova na Faculdade Paranaense (Falar) a deixar o local de prova. Ele faz aniversário hoje e achou as questões fáceis, no geral.

? Estou fazendo o exame para eliminar disciplinas no ensino medio ? disse. ? As questões de ciências foram as mais fáceis pra mim e as de geografia, as mais dificeis.

Logo depois dele, Gabriela Ribeiro, de 15 anos, saiu da faculdade.

? Estou fazendo como treineira, então estava bem tranquila ? contou.

A estudante achou algumas questões com enunciados confusos, principalmente na prova de filosofia. Gabriela está no segundo ano do ensino médio e quer cursar arquitetura ou psicologia.

Igor Augusto, de 18 anos, conta com o bom desempenho no Enem para poder se matricular nas faculdades em que foi aprovado neste ano:

? Abandonei o ensino médio e fui aprovado em Letras/Libras na UFPR e em cinema na Universidade Estadual do Paraná.

Ele considera que foi bem nas provas de hoje, mas não está certo de que conseguirá os 600 pontos necessários para obter o diploma do ensino médio:

? Não dá pra saber, pois questões mais fáceis valem menos pontos e as difíceis valem mais. Nao adianta acertar só as fáceis.

Entre os temas abordados na prova estão avanços nas pesquisas para controle do mosquito da dengue; relações políticas entre Rússia e EUA; divisão regional do Brasil em 1969; dificuldade do governo para controlar criminidalide nas comunidades. Também houve muitas perguntas relacionadas a ecologia.