Cotidiano

Estudantes apresentam condições para desocupar prédio da reitoria

Ocupação do local completou dois dias na tarde desta quarta-feira

Curitiba – A ocupação no prédio da reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná) completou dois dias na tarde desta quarta-feira (2) e a instituição decidiu suspender a mesa de negociação que estava marcada para esta quarta. Uma reunião, porém, tratou da desocupação e discutiu as condições dos estudantes para deixar o prédio.

Pelo Facebook Greve Estudantil – UFPR, o grupo que ocupa o prédio informou que todo o cuidado com o patrimônio público está sendo tomado.

“Ao contrário do que muitos pensam, a ocupação não é baderna. Temos responsabilidade com o patrimônio público, temos responsabilidade ecológica, e queremos apenas nossas pautas”, postou a página.

No fim da noite de terça (1º), o grupo acusou a administração de corte no fornecimento da energia elétrica nos prédios. A UFPR, porém, afirma que ambas seguem sendo fornecidas normalmente.

A UFPR coloca como condição para a retomada das negociações a desocupação do prédio. Segundo os manifestantes, entre os pedidos é uma reunião formal com a reitoria; faltas abonadas de estudantes durante a greve dos professores; melhora na assistência estudantil, como auxílio-moradia, auxílio-permanência, auxílio-creche, auxílio-alimentação e a casa estudantil; a devolução do prédio do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e, por fim, que todos os acordos sejam firmados por escrito.

Reunião

Por volta das 16h20, o Comando de Greve informou que se reuniu com a Reitoria apenas para tratar da desocupação.

“Foi acordado que a reitoria se comprometeria a divulgar um documento, formal e escrito, respondendo os sete critérios para a desocupação da reitoria, elencados em plenária do Comando”.

Esses critérios são:

1. Continuidade de negociação – Manutenção da reunião do dia 02.09 e comprometimento em acordar novas reuniões de negociação;
2. Não criminalização: Convocação imediata do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) extraordinário para debater a suspensão do calendário e garantia de abono de falta aos estudantes grevistas;
3. Respostas por escrito e assinadas das pautas já negociadas;
4. Avanço na negociação de pautas de assistência estudantil;
5. Devolução imediata do prédio do DCE aos estudantes;
6. Garantia de uma reunião do Comando de Greve Estudantil da UFPR com o MEC;
7. Adiantamento da publicitação do orçamento da universidade.

A UFPR agora deve verificar as condições.

(Com informações da Banda B)