Cotidiano

Estudante é impedida de fazer Enem por não encontrar seu nome no local de prova

Ausente1.jpgTERESINA ? A estudante Dayane Santana deixou seu local de prova do Enem, a Faculdade Santo Agostinho, na zona Sul de Teresina, porque seu nome não consta na relação dos candidatos. Ela diz que recebeu um e-mail do Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais Anisio Teixeira (Inep) informando que ela faria as provas neste final de semana naquela universidade. Moradora do município de Nazária, no interior do Piauí, a moça reclama que seu esforço para chegar até a capital do estado foi vão.

? Estou muito decepcionada e triste ? pontuou a estudante de 17 anos.

A informação que foi dada no local de prova é que as salas da Faculdade Santo Agostinho são apenas para candidatos cujos nomes iniciam com as letras M e N. A mãe de Dayane, Raimunda Santana, afirmou que vai denunciar o caso ao Inep por conta da irregularidade.

? A menina está prejudicada, veio do interior e não pode fazer a prova ? reclamou a mãe.

Já Mônica Maria, de 18 anos, chegou ao seu local de exame às 12h07 (13h07 no horário de Brasília). Os portões já tinham fechado sete minutos antes. Para a jovem, não vale a pena sequer fazer as provas no domingo.

? Estou muito triste. Como é que isso foi acontecer? Como perdi a prova de hoje, eu não vou ter a chance de passar fazendo a de amanhã ? disse ela.

Mônica saiu às 11h (12h no horário de Brasília) de sua casa no conjunto Pedra Mole, na zona leste de Teresina, e achava que chegaria a tempo, uma vez que ia de moto. Segundo ela, o atraso ocorreu porque ela pegou um trânsito muito intenso, principalmente na avenida Frei Serafim, a principal do centro de Teresina.

? Agora tenho que esperar o próximo ano ? disse, pouco antes de ir embora.

ESTUDANTE LEVA A MÃE PARA O EXAME

O universitário Stanley Sousa Damasceno acordou mais cedo neste sábado para levar sua mãe, Milcilene Oliveira Sousa, para fazer a segunda aplicação das provas do Enem na Faculdade Santo Agostinho, onde ele mesmo estuda.

? É uma coincidência eu trazer minha mãe para fazer Enem aqui. Meu irmão e eu a incentivamos muito para que ela faça um curpo superior. Tomara que venhamos a estudar juntos! ? exclama ele, ao lado da mãe, de 37 anos.

No Piauí, 5.344 candidatos participaram da segunda aplicação do Enem, sendo que 3.862 farão as provas em Teresina, e 1.482, em Bom Jesus.