Cotidiano

Estudante decobre moeda de ouro de 1.200 anos em Israel

img734882.jpg

RIO ? A estudante Dor Yagev, da Upper Galilee Leadership Academy, quase não acreditou no que encontrou no seu primeiro dia como voluntária em uma escavação arqueológica na cidade de Kafr Kana, no entorno de Nazaré, ao norte de Israel: uma moeda de ouro com cerca de 1.200 anos.

? Durante a coleta do solo com a colher, eu vi uma moeda brilhante ? contou Dor. ? Quando eu percebi o que era, comecei a gritar e todos ficaram entusiasmados.

A moeda foi datada por pesquisadores da Autoridade Israelense de Antiguidades como sendo do início do período islâmico, entre os anos de 776 e 777 da Era Comum, quase um século após a conquista muçulmana do Levante. A moeda possui inscrições em árabe retratando a crença em um só Deus e o nome do profeta Maomé.

1-002.JPG

Além da moeda de ouro, os estudantes encontraram outras moedas de prata. A descoberta aconteceu no início do mês, como parte de um programa realizado pela Autoridade Israelense de Antiguidades com academias paramilitares num sítio arqueológico na entrada de Kafr Kana, onde será construído um estacionamento.

? É uma experiência de vida ? disse Sylvia Aisliin, professora de História que acompanhava o grupo de estudantes. ? É muito importante que as crianças sejam expostas ao trabalho arqueológico. Eles são curiosos e querem aprender mais sobre o passado.

De acordo com Robert Cole, pesquisador da Autoridade Israelense de Arqueologia, quando moedas como essa são encontradas, normalmente elas fazem parte de algum tesouro. No passado, uma simples moeda dessas valia muito dinheiro. Com apenas quatro delas era possível comprar uma casa no vilarejo.

? A excitação não ficou reservada aos estudantes, também contagiou os arqueólogos já que é bastante incomum encontrar uma moeda de ouro durante as escavações ? disse Cole. ? Assim como hoje as pessoas não encontram uma nota de cem euros na rua, as pessoas guardavam bem o seu dinheiro.