Educação

Estudante com necessidades especiais ganha suporte para livros

Suporte permite a Gabriela Nunes ler os livros sem dificuldades-Fotos: Felipe Nopes
Suporte permite a Gabriela Nunes ler os livros sem dificuldades-Fotos: Felipe Nopes

Até pouco tempo, segurar um livro para ler e folhear suas páginas, algo comum para muitas pessoas, era quase impossível para Gabriela Bonassi Nunes. Portadora de necessidades especiais, com deficiência na mão direita, ela agora pode ler sem qualquer tipo de dificuldade graças ao auxílio de um suporte para livros, que permite a leitura usando apenas uma mão. O instrumento facilita a vida da acadêmica do curso de Pedagogia da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul).

O dispositivo foi idealizado pelas alunas do curso de Engenharia de Produção Ana Letícia Zappe e Maríndia da Silveira Moura e desenvolvido em impressora 3D. As estudantes foram assessoradas pelo técnico do Laboratório de Desenvolvimento de Produtos Cássio Dênis de Oliveira e supervisionadas pelo coordenador e pelo subcoordenador do curso de Engenharia de Produção, professores André Luiz Emmel Silva e Jorge André Ribas Moraes, respectivamente.

Após alguns testes até chegar ao modelo final, o dispositivo foi aprovado de imediato por Gabriela. “Sempre tive dificuldade para ler um livro e o suporte está me ajudando bastante”, conta a acadêmica, que antes precisava imprimir os textos em papel sulfite para facilitar a leitura.

Produção

Segundo Oliveira, a tecnologia – feita de filamento em PLA – levou cerca de cinco horas para ser produzida e o custo da matéria-prima é entre R$ 10 e R$ 15. “Como engenheiros, somos treinados a ser muito racionais, e esse trabalho trouxe o lado humano, pois ainda não havia tido a oportunidade de me envolver com algo dessa magnitude. Foi diferente de tudo o que já fiz na universidade”, ressalta.

Para Ana, desenvolver o dispositivo foi gratificante, uma vez que lhe agregou conhecimento e passou a ter um novo olhar em relação ao dia a dia dos alunos com necessidades especiais no câmpus. “É uma realidade muito construtiva na vida da gente”, salienta.

Já Maríndia acredita que a engenharia deve ser usada a favor da qualidade de vida: “Esse trabalho resultou em muito aprendizado e sensibilidade, tanto pessoal quanto profissionalmente. Unindo esforços, conseguimos chegar a um mundo cada vez melhor”.

Preocupação

A criação do suporte também foi acompanhada de perto pela coordenadora do Núcleo de Apoio Acadêmico da Unisc, Raquel Ribas Fialho, e pela funcionária Daiana Luiza Rehbein. “Nossa preocupação era saber como a Gabriela estava estudando e usando os livros. A partir daí nos reunimos para ajudá-la e ela foi nos norteando. Não foi uma atividade fácil, mas faz parte”, revela Raquel.

Suporte desenvolvido pelo curso de Engenharia de Produção