Educação

Estudante busca apoio para representar Cascavel no Parlamento Jovem Brasileiro

Em meio a inúmeras inscrições de todo Brasil está o projeto do aluno Guilherme Henrique Malinowski, do Colégio Estadual Wilson Joffre

O estudante Henrique Malinowski, do Colégio Estadual Wilson Joffre em Cascavel, que já participou com sucesso do Geração Atitude 2017, projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, conta novamente com o apoio de profissionais do colégio, NRE (Núcleo Regional da Educação de Cascavel) e Ministério Público para que consiga ser selecionado e leve suas propostas de melhoria social aos deputados, em Brasília.

Os projetos são selecionados por meio do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2018 destinado aos estudantes com idade entre 16 e 22 anos, matriculado no 2º, 3º ou 4º ano do ensino médio regular, técnico integrado ou EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas públicas ou particulares de todo Brasil. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira (28).

O programa tem por objetivo possibilitar a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Guilherme é autor do projeto de iniciativa popular “Plantando o futuro”, que trata sobre a obrigatoriedade de capacitação para produtores rurais do Estado do Paraná sobre o uso correto dos agrotóxicos e biocidas.

“Não há dúvida que é de extrema importância que nos preocupemos com o uso de agrotóxicos e biocidas, para que possamos cuidar de nossa saúde e das futuras gerações”, comenta o aluno.

Ele justifica a proposta tendo em vista o alto consumo de agrotóxicos no Paraná e por isso defende a necessidade de capacitação dos professores rurais com técnicas de manejo.

“Produtores que já fazem uso destas práticas de manejo concluem que não existem prejuízos, muito pelo contrário, destacam a economia com o plantio e falam em lucros maiores do que em um plantio convencional”, explica.