Educação

Estudando gêneros textuais – mito ou realidade?

Atividade em grupo propôs leitura e compreensão do texto: "As duas mortes de Eurídice", baseado na Mitologia Grega

Os mitos são narrativas de caráter popular ou religioso e têm por objetivo a explicação de fatos e fenômenos para os quais não há uma explicação lógica. Eles expressam o modo como o homem vê o mundo e a realidade, de acordo com determinada cultura.

Os alunos do 7º ano C, do Colégio Santa Maria, realizaram uma atividade em grupo sobre o gênero textual mito. Eles fizeram a leitura e compreensão do texto: "As duas mortes de Eurídice", baseado na Mitologia Grega. Nesta cultura os heróis eram semideuses – filhos de deuses com seres humanos – isto é, estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Embora possuíssem poderes especiais superiores aos dos humanos, como força, inteligência, velocidade, eram mortais.

O texto estudado trata de uma personagem que morreu devido à perseguição de um “admirador” e foi resgatada após a morte pelo esposo, porém morreu novamente pelo não cumprimento das exigências impostas pelos deuses. Somente na mitologia este resgate seria possível, por isso é tão importante estudar e comparar com a realidade em que vivemos.

Na semana que passou comemorou-se o Dia da Mulher e o texto estudado pode e deve trazer à reflexão a respeito da violência. Segundo dados de 2017, 12 mulheres são assassinadas todos os dias, em média, no Brasil. São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. Fora os casos de violência e perseguição que podem, sem dúvidas, levar à morte.