Política

Estrutura para crescer

O Sindicato Rural de Cascavel tem um diagnóstico que aponta os caminhos para um crescimento ainda mais expressivo do setor. A estratégia para aumentar a produção e a transformação do que é produzido nas propriedades passa por um amplo investimento em estrutura, tecnologia e medidas sanitárias que possam diferenciar os produtos no mercado internacional. A proposta já começou a ser apresentada para todos os candidatos ao Governo do Estado. A esperança dos produtores é que as particularidades sejam observadas.

O presidente da entidade representativa, Paulo Orso, afirma que o perfil das propriedades rurais de Cascavel é um demonstrativo muito fiel do próprio Estado do Paraná. “Temos 4.200 propriedades e 86% delas possuem até quatro módulos, ou seja, a agricultura familiar tem uma participação fantástica em toda a riqueza gerada pelo setor”, relata.

Sendo a produção de alimentos uma das mais preocupantes necessidades da população mundial, o presidente afirma que ter condições de produzir com segurança e em larga escala de quantidade e qualidade fará com que o município tenha um destaque ainda maior neste cenário. “Pra isso temos que de forma unânime cobrar investimentos e políticas que atendam as necessidades básicas para que esses produtos tenham competitividade e excelentes condições para chegar ao mercado”, esclarece.

Segurança pública

Na pauta dos produtores também conta a preocupação com a segurança pública, condições de estradas de ligação as propriedades, carga tributária que encarecem cada vez mais a produção e tecnologia para que possam agregar valores aos produtos. A visão sustentável também entra no debate, levando em consideração as fontes de energia limpa e leis claras quando se trata das questões ambientais.