Saúde

Estrutura Covid SUS: Leitos dobram, mas Macro-Oeste ainda tem pior índice do Paraná

As vagas de enfermaria aumentaram 39,5%, passando de 124 para 173 leitos, o equivalente a um leito para cada 11.282 habitantes.

Estrutura Covid SUS: Leitos dobram, mas Macro-Oeste ainda tem pior índice do Paraná

Reportagem: Cláudia Neis

Cascavel – Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o governo do Paraná ampliou o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Enfermaria exclusivos para o tratamento de pacientes com complicações causadas pela covid-19.

Em abril, a Macro-Oeste era a regional com menor número de leitos per capita. Passados três meses, a estrutura de UTI praticamente dobrou (98,4%), passando de 62 para 123, mas, mesmo assim, ainda ocupa a pior situação no Estado, com um leito para cada 15.868 habitantes (a macro-oeste atende a 1.951.836 pessoas).

As vagas de enfermaria aumentaram 39,5%, passando de 124 para 173 leitos, o equivalente a um leito para cada 11.282 habitantes.

Macronorte

O crescimento mais expressivo ocorreu na Macrorregional Norte. Com uma abrangência de 1.967.288 habitantes, tinha a segunda pior estrutura em abril (28.511 pessoas/UTI). Os leitos passaram de 69 para 163, e a proporção caiu para 12.069 habitantes/UTI.

Com uma estrutura gigante, a Macroleste sofreu a maior ampliação em números absolutos nesse período, com abertura de 139 leitos de UTI e 104 de enfermaria. A região tem uma população de 5.398.028 de habitantes.

Com um crescimento mais tímido, a Macrorregião Noroeste vem logo atrás do oeste em proporção de leitos por pessoas. A região ganhou 29 leitos de UTI em três meses, com estrutura de uma UTI para cada 15.130 habitantes.

Paraná

No Estado como um todo, houve ampliação de 61% nos leitos de UTI desde abril, passando de 526 para 849 vagas, ou seja, a proporção que era de um leito para cada 21.222 paranaenses, caiu para 13.148. Já os leitos de enfermaria, de 1.075 subiram para 1.358, com uma vaga para cada 8.220 pessoas.

 

Oeste ativa 22 novos leitos

Nessa quarta-feira (8), o HU (Hospital Universitário) de Cascavel disponibilizou dez novos leitos de UTI e sete de enfermaria, elevando a capacidade da macrorregião no atendimento a pacientes com sintomas do novo coronavírus. O hospital recebeu dez monitores e dez respiradores da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde), ficando com 30 leitos de UTI e 27 de enfermaria, a maior estrutura na região.

Os profissionais foram contratados via chamamento público e Processo Seletivo Simplificado, e outros 100 estão em processo de contratação. Além disso, o Consamu disponibilizou sete médicos para carga semanal de 24 horas na Ala Covid-19. “Temos esse interesse na ampliação de número de leitos, e através do nosso processo contínuo de seleção, conseguimos resolver essa demanda”, diz o diretor do Consamu, José Peixoto.

O custo dos salários dos médicos será bancado pela Secretaria Estadual de Saúde. “Estamos em diálogo constante com o Estado e demais órgãos e isso propiciou, além dos respiradores, profissionais e demais materiais necessários para a abertura desses leitos. Hoje temos uma UTI bem equipada e preparada”, ressalta o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

E hoje entram em funcionamento cinco leitos de UTI no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu, totalizando 30 leitos de UTI para pacientes graves com o novo coronavírus. Esses novos leitos já foram considerados para o cálculo acima.