Cotidiano

Estrelas do Reino Unido lançam apelo por permanência na UE

LONDRES – Várias estrelas do show business britânico assinaram uma carta pedindo a permanência do Reino Unido na União Europeia. Num documento subscrito por mais de 250 pessoas, atores, músicos, escritores e artistas afirmam que a saída do bloco prejudicaria a indústria criativa. Entre eles, estão os atores Jude Law, Keira Knightley e Benedict Cumberbatch.

O documento foi organizado pelo movimento Mais Forte na Europa. De acordo com os signatários, a presença britânica na UE “foi crucial para gerar projetos desde as galerias até os blockbusters cinematográficos”. Mais de 2,2 milhões de pessoas são empregadas na área criativa dentro do país.

“As indústrias criativa e digital exportam bilhões de libras em serviços à UE e estão entre os setores que mais crescem dentro da economia britânica”, argumentam os autores, que sentem que o país fica “ameaçado” e “jogado no escuro” no setor com uma eventual saída.

Entre os signatários, estão outros representantes culturais de peso, como os atores Bill Nighy e Patrick Stewart, os escritores Philip Pullman e John le Carré, a designer Vivienne Westwood e os diretores Danny Boyle e Richard Curtis.

De acordo com Alan Johnson, chefe do Partido Trabalhista pela campanha a favor da permanência, a saída da UE implicaria em maiores tarifas para exportações no setor, deixando o Reino Unido como uma espécie de mercado único.

Até mesmo o premier canadense, Justin Trudeau, entrou no debate.

— A influência britânica é amplificada por sua força como parte da UE. Acho que estamos sempre melhor quando estamos trabalhando juntos. A divisão não parece um caminho produtivo.

Convocado pelo primeiro-ministro David Cameron, o debate sobre a saída do país tem como principais expoentes do lado separatista setores radicais de esquerda e direita, como o Partido pela Independência do Reino Unido (Ukip) e movimentos neofascistas. Alas mais moderadas do Partido Conservador também defenderam a saída, alegando que ela reforçará a soberania econômica e política britânica.