Cotidiano

Estreantes e veteranos dividem semana de moda do Rio

INFOCHPDPICT000059020974.jpgRIO – Nos dois últimos anos, sem uma grande plataforma de lançamento de coleções, o Rio viu uma debandada de marcas e estilistas para a São Paulo Fashion Week. Mas o tempo passou e, agora, a cidade é palco de dois grandes eventos: o Veste Rio, realização do ELA e da Vogue, que aconteceu na Marina da Glória, em maio, e o Rio Moda Rio, que começa na quarta-feira.

A primeira edição do Veste Rio, uma parceria entre o ELA e a edição brasileira da ?Vogue?, trouxe à cidade 600 compradores de todo o país para uma feira de negócios com 100 marcas, além de um outlet, programação de palestras, música e gastronomia. O sucesso foi tanto que a data da segunda edição está confirmada: de 19 e 22 de outubro, de novo, na renovada Marina da Glória.

Já o Rio Moda Rio tem curadoria do estilista Carlos Tufvesson e aposta na volta dos desfiles ao Píer Mauá, o QG do RMR. No line-up de estreia, 14 nomes, maioria conhecidos de quem acompanha a moda carioca: Lenny Niemeyer, Mara Mac, Andrea Marques, BlueMan, Patricia Viera, Isabela Capeto e Osklen. Mas a novidade do evento fica por conta da estreia na passarela de três marcas baseadas na cidade: a Martu, de Marta Macedo, Guto Carvalhoneto e The Paradise, de Thomaz Azulay e Patrick Doering.

? Desfilar no Rio é sempre o momento certo. ? diz o estilista Thomaz Azulay. Estamos preparando um show com muitas características de um desfile tradicional, mas com algumas surpresas. Serão 60 looks, masculinos e femininos, com estampas, incluindo o animal print, que é o nosso básico. ? acrescenta o designer, que, no passado, chegou a dirigir o estilo da BlueMan.2016 914666899-croqui_the paradise_rmrjun2016.jpg_20160607.jpeg

A marca, um dos nomes fortes da moda praia, uma homenagem à sua fábrica, mas sem deixar de ser tropical, como explica Sharon Azulay, a diretora da grife.

? A BlueMan não terá araras e tucanos. Será diferente, com novos pássaros, fundos escuros, transparências, recortes e modelagens elaboradas. Para os homens, shorts mais curtos ? antecipa Sharon.

O estreante Guto Carvalhoneto diz que sua coleção, batizada de ?Primeiro grito?, parte da ideia de um varal de arame farpado com camisas brancas de algodão.

? O delicado e o agressivo ? resume o designer, que é baiano mas escolheu o Rio para criar.

Para a estreia, Guto trabalhou com o linho e a seda pura. O preto e o branco são os tons mais importantes, ao lado do laranja. ? O desfile é ópera do estilista. Vou mostrar a minha essência, começando a apresentação com um curta sobre o processo de criação que filmei no Sertão do Sergipe.

A terceira estreante Marta Macedo escolheu festejar os 10 anos de sua Martu na passarela.

? Quero mostrar uma desconstrução e desmistificação do look de festa, de noite, que insistem em achar que deve ser careta e com cara de altar. É uma alta-costura rocker ? comenta Marta.

Veterana da moda carioca, Mara Mac Dowell, da Mara Mac, estará de volta às passarelas. Ela promete roupas ?frescas, leves e cheias de cores?. E comemora o bom momento da moda carioca:

? Essa retomada à passarela é muito importante para o Rio. INFOCHPDPICT000059020969.jpeg