Cotidiano

Estrangeiros vão ser recadastrados em Toledo

Com base em dados extraoficiais, seriam cerca de duas mil pessoas de outros países morando na cidade

Toledo – Pessoas de outros países que moram em Toledo vão ser recadastradas. O objetivo é ter um levantamento de dados e ouvir as demandas trazidas por eles e, assim, garantir o planejamento das diversas políticas públicas voltadas a essa população.

O cadastramento ocorrerá de 24 a 27 de outubro, no segundo piso do Terminal Rodoviário, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Serão distribuídas senhas com data e horário e quatro servidores municipais vão fazer o atendimento. “O Departamento de Informática da Secretaria de Administração desenvolve sistema on-line para esse cadastramento que é destinado a estrangeiros de todas as nacionalidades”, diz a diretora de Proteção Social Básica Elis Francini Souza Coelho.

Seriam cerca de dois mil os estrangeiros morando na cidade, provenientes principalmente do Haiti, Senegal e Bangladesh. A maioria já está no Brasil de forma legal. Além disso, aproximadamente 20 imigrantes chegam a Toledo todos os meses. Em relação à saúde, o cadastramento vai permitir o planejamento de ações. Atualmente, segundo o secretário da Saúde de Toledo, o médico da família Fernando Pedrotti, os principais problemas estão na dificuldade com a língua – a maioria dos imigrantes não fala português – e o conhecimento do público a ser atendido.

A diretora de Proteção Social ainda acrescentou que a intenção do cadastramento é beneficiar os imigrantes. “Precisamos contemplar essa população com os direitos que eles possuem. O cadastramento vai promover políticas que realmente atendam este público”. Elis Coelho disse ainda que apesar da maior concentração ser de haitianos e senegaleses, todos os estrangeiros residentes em Toledo poderão se cadastrar.